Boeing inicia montagem da primeira asa do cargueiro 777-8 Freighter

Primeiros componentes do novo jato de carga começam a ser produzidos com entrega inaugural prevista para 2028

Boeing 777-8F deve estrear em 2027
Boeing 777-8F deve estrear em 2027 (Boeing)

A Boeing iniciou oficialmente a fabricação das asas do novo 777-8 Freighter, versão cargueira da família 777X. Técnicos no Composite Wing Center, nos Estados Unidos, montaram as primeiras longarinas da asa (spar) — uma viga estrutural de mais de 30 metros de comprimento feita com materiais compostos.

Além do “spar”, já foram produzidos painéis externos (skins) e reforços longitudinais (stringers) que, juntos, compõem a estrutura responsável por dar resistência e formato aerodinâmico às asas do avião.

O cargueiro terá suporte industrial de fornecedores japoneses como a Mitsubishi Heavy Industries, Kawasaki Heavy Industries e Subaru, responsáveis por seções do centro da fuselagem, cauda e partes centrais das asas.

Peça em material composto e longarinas da asa do 777-8F (Boeing)

“Estamos entusiasmados em começar a construir as asas do novo cargueiro”, disse Dan Truong, líder de processos da Boeing. “Ver esse avião voar no futuro sabendo que fizemos parte disso será algo muito gratificante.”

Segundo a Boeing, mais de 80% dos desenhos técnicos da aeronave já foram concluídos, e os times de engenharia agora trabalham na integração de sistemas e testes laboratoriais. A primeira entrega do modelo está prevista para 2028.

Funcionário da Boeing trabalha na montagem do primeiro 777-8F (Boeing)

Substituto de cargueiros menos eficientes

O 777-8 Freighter foi projetado para substituir os cargueiros 747-400F e 777F, mantendo praticamente a mesma capacidade de carga, mas com 30% menos consumo de combustível e emissões, 25% de economia nos custos operacionais por tonelada e 60% menos ruído.

A ICAO (Organização da Aviação Civil Internacional) determinou que cargueiros como o 767F e o 777F não sejam mais produzidos a partir de 2027, por razões ambientais.

Seção da fuselagem do jato cargueiro (Boeing)

Desde seu lançamento em 2022, o cargueiro acumula 59 encomendas e faz parte da nova geração da família 777X, que inclui também o 777-9 e o 777-8 (versão de longo alcance do jato de passageiros).

De acordo com o estudo de mercado 2025 Current Market Outlook da Boeing, a frota global de cargueiros deve crescer em dois terços até 2044, com demanda por cerca de 900 cargueiros widebody de grande porte, como o 777-8F.