Boeing inicia ofensiva para aprovar retorno do 737 MAX ao serviço na China

Fabricante dos EUA envia um dos protótipos para realizar testes de validação com objetivo de encerrar o aterramento ordenado pela autoridade aviação civil chinesa
Boeing 737 MAX 7
O 737 MAX 7 N7201S que está a caminho da China (Steve Lynes/Wikimedia Commons)

Enquanto em várias nações o 737 MAX voltou a operar nos últimos meses, como foi o caso do Brasil, a China permanece como o maior mercado a ainda manter a aeronave da Boeing proibida de realizar voos comerciais.

Num esforço para resolver o problema, a Boeing está enviando um dos protótipos do 737 MAX 7, prefixo N7201S, para Xangai a fim de realizar voos de validação junto à Civil Aviation Administration of China (CAAC), a autoridade de aviação civil do país.

A aeronave, que estava nesta quinta-feira em Honolulu, no Havaí, tem previsão de chegar ao país no sábado e iniciar os voos de avaliação na próxima segunda-feira, 11.

O avião N7201S é o mesmo que realizou os voos de testes com o FAA e outras agências de aviação civil no ano passado, durante as checagens realizadas para validar as modificações introduzidas pela Boeing.

A rota pelo Pacífico teria sido escolhida por conta da proibição do sobrevoo do 737 MAX pela Rússia, um caminho mais curto.

Boeing 737 MAX 8 da China Southern Airlines (Andre Pronk/CC)

A Boeing não quis se pronunciar sobre a ida do 737 MAX 7 à China. Em resposta a alguns sites no exterior, a empresa afirmou apenas que “continua a trabalhar com reguladores globais à medida que completam seus processos de validação para entender melhor os aprimoramentos do avião”.

Segundo o Planespotters, existem atualmente 96 jatos 737 MAX na China em 13 companhias aéreas diferentes. A maior cliente da aeroanve no momento é a China Southern Airlines, com 24 unidades.

A frota aterrada no país representaria mais da metade dos aviões que estão fora de serviço no mundo. Estima-se que existam 450 737 MAX já entregues pela Boeing.

Veja abaixo as companhias aéreas chinesas que possuem o 737 MAX

Companhia aéreaAviões
9 Air1
Air China15
China Eastern Airlines3
China Southern Airlines24
Fuzhou Airlines2
Hainan Airlines11
Kunming Airlines2
Lucky Air3
Okay Airlines2
Shandong Airlines7
Shangai Airlines11
Shenzen Airlines5
Xiamen Airlines10
Total96

Total
14
Shares
Previous Post

E195-E2 da Azul é homologado para operar em Congonhas e Santos Dumont

Next Post

Qatar Airways tira de serviço 13 jatos A350 por problemas de degradação na fuselagem

Related Posts