Boeing revela pedidos de seus jatos comerciais detalhados por versões

Até então fabricante dos EUA agrupava encomendas de modelos como o 737 MAX e o 777X, dificultando análises de vendas. Versão 737-8 tem 60% dos pedidos da família MAX
Boeing 737 MAX 8 da Gol
Boeing 737 MAX 8 da Gol (Colin Cooke Photo)

A Boeing decidiu jogar um pouco de luz em sua carteira de pedidos de aeronaves comerciais. A fabricante dos EUA andava resistente a expor a quantidade de encomendas de algumas famílias divididas por variantes, mas agora disponibilizou uma nova tabela em seu site com os chamados “modelos menores”.

Nela, jatos como o 737 MAX e o 777X aparecem com números separados por versões, trazendo mais transparência ao mercado. Ainda não é a situação ideal já que as tabelas de encomendas e entregas seguem sem detalhar as aeronaves, mas não deixa de ser um alento.

A informação mais relevante diz respeito aos jatos 737 MAX e que mostra que a variante 737-8, primeira a entrar em serviço e usada pela Gol no Brasil, domina os pedidos da série. São 5.062 aeronaves ou 70% dos pedidos brutos.

A versão 737-10 vem em seguida com 918 encomendas, mostrando que o maior jato da família possui uma grande demanda. Há ainda 469 pedidos para o 737-8-200 (versão de alta densidade), 420 para o 737-9 e apenas 325 737-7, o menor modelo e próximo a ser certificado.

A família 777X, por sua vez, tem 420 pedidos brutos, 322 dos quais para o 777-9, o primeiro que será certificado. A Boeing também negociou 55 cargueiros 777-8F e 43 777-8, de passageiros.

A Etihad seria a única cliente firme do 777-8 (Boeing)

Mas é justamente esse dado que chama a atenção. A empresa informa apenas três tipos de dados, pedidos brutos, entregas e entregas pendentes.

Portanto, a somatória de entregas e aeronaves pendentes de entrega traça um panorama mais realista em que o 777-8 possui apenas oito aeronaves encomendadas.

O dado coincide com a informação de que a Emirates Airline desistiu de receber 16 dessas aeronaves, as substituindo pelo 777-9. Restariam então os oito aviões encomendados pela Etihad em 2013.

Pedidos brutos vs pedidos líquidos

Uma comparação interessante com os dados mostra a relação entre pedidos brutos e líquidos. A Boeing possui 17.101 pedidos brutos, mas apenas 14.513 pedidos líquidos, ou 85% do total.

Há casos de modelos em que a relação é de 100%, ou seja, o total bruto é de fato o número de aviões pendentes, como ocorre com o 777-8F, mas isso é raro. Outros casos envolvem aeronaves de uso militar, cujo acordo comercial é mais sólido – o 737-800A (avião de patrulha P-8A) e o 767-2C (avião-tanque KC-46A) estão nessa situação.

Boeing 737-8-200 da Ryanair (Ian Gratton)

Por outro lado, o cargueiro 767-300F possui 279 pedidos brutos, mas na soma entre entregas e aviões pendentes chega a 280 unidades, um possível erro aritmético.

O dado mais curioso, no entanto, se refere ao 737-8. Se por um lado é o “modelo menor” mais numeroso da lista, o jato tem a maior lacuna entre pedidos brutos e líquidos, nada menos que 2.751 aeronaves, ou 26,6% do total.

Veja abaixo os dados compilados por Airway:

Família Variante Pedidos brutos Pedidos líquidos Entregas Entregas pendentes Brutos/Líquidos
Boeing 737 NG 737-800 5.455 5.014 5.012 2 91,9%
737-800A 191 191 174 17 100,0%
Subtotal 5.646 5.205 5.186 19 92,2%
Boeing 737 MAX 737-7 325 297 0 297 91,4%
737-8 5.062 3.716 965 2.751 73,4%
737-8-200 469 468 124 344 99,8%
737-9 420 324 187 137 77,1%
737-10 918 810 0 810 88,2%
Subtotal 7.194 5.615 1.276 4.339 78,1%
Boeing 767 767-2C 138 138 75 63 100,0%
767-300F 279 280 234 46 100,4%
Subtotal 417 418 309 109 100,2%
Boeing 777 777-300ER 880 837 832 5 95,1%
777F 348 319 250 69 91,7%
Subtotal 1.228 1.156 1.082 74 94,1%
Boeing 777X 777-8 43 8 0 8 18,6%
777-8F 55 55 0 55 100,0%
777-9 322 300 0 300 93,2%
Subtotal 420 363 0 363 86,4%
Boeing 787 787-8 668 424 393 31 63,5%
787-9 1.276 1.115 595 520 87,4%
787-10 252 217 84 133 86,1%
Subtotal 2.196 1.756 1.072 684 80,0%
TOTAL 17.101 14.513 8.925 5.588 84,9%
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