Bolívia comprará jato tcheco L-159

Aero Vodochody L-159

A Bolívia provavelmente será a segunda nação a adquirir o jato Aero Vodochody L-159 da República Tcheca ao qual o governo do país da América Latina aprovou orçamento da ordem de 57.8 milhões de dólares para o acordo de compra de seis unidades do jato de combate leve e treinamento. Fontes no país latino sugerem que o contrato para adquirir cinco modelos monoplace do L-159A e um biplace pode ser assinado no final de fevereiro, com as primeiras unidades sendo entregues em agosto deste ano.
O acordo de compra também inclui simulação de voo e treinamento para os pilotos e equipe de solo.
Se confirmada, a compra dos L-159 irá complementar as 18 aeronaves Canadair T-33, agora sendo modernizadas num programa no valor de 14 milhões de dólares lançado no final do ano passado. Isso possibilita Praga a disponibilizar os seus primeiros jatos de um estoque de 46 caças L-159 desde 1997. A empresa tcheca não fez mais comentários sobre a transação.

Enquanto isso a Bolívia deve receber no final deste mês de janeiro seus primeiros dois helicópteros Eurocopter AS350B3 para sua força aérea, e está em negociações para a compra no valor de 50 milhões de dólares de helicópteros de transporte Kazan Mil Mi-171 com a agência Rosboronexport. O Brasil também recentemente negociou transferir cinco helicópteros ex-FAB Bell UH-1H para dar suporte contra operações de traficantes.

Total
0
Shares
Previous Post

Gripen Demo em voo supercruzeiro

Next Post

Novo porta-aviões norte-americano

Related Posts