Bombardeiro “invisível” B-21 Raider será revelado no final do ano

Aeronave furtiva da Northrop Grumman tem primeiro voo marcado para 2023, disse senador dos EUA que visitou linha de montagem do jato da USAF
Bombardeiro não tripulado pode ter capacidades semelhantes a do B-21, mas com um custo operacional mais baixo (Divulgação)

O misterioso novo bombardeiro invisível aos radares B-21 Raider, da Força Aérea dos EUA (USAF), será apresentado ao público no final deste ano, revelou o senador republicano Mike Rounds (Dakota do Sul) nesta semana.

O político fez uma visita à linha de montagem da aeronave da Northrop Grumman, em Palmdale (Califórnia) no dia 15 de julho, única autoridade eleita a ter acesso ao jato furtivo oficialmente.

“Embora muitas das informações que recebi em minha visita sejam confidenciais, tenho o prazer de informar que o B-21 está dentro do prazo e do orçamento”, disse Rounds nesta semana. “O público pode esperar que o B-21 seja revelado ainda este ano,” acrescentou.

O primeiro voo do Raider deverá ocorrer em 2023, após atrasos causados pela pandemia do Covid-19. A aeronave, em formato de asa voadora, lembra o B-2 Spirit, primeiro bombardeiro stealth da USAF, mas deverá ser um pouco menor, pelo que especialistas estimam baseado em projeçoes divulgas pelo Pentágono.

O B-21 Raider deve voar pela primeira vez em 2023 (Northrop Grumman)

A Força Aérea pretende contar com ao menos 100 B-21 para substituir não só o B-2, uma aeronave cara de operar, como o B-1B – apenas o veterano B-52 continuará em serviço após passar por um processo de revitalização e adoção de novos turbofans.

Além de mais capaz que seu antecessor, o Raider será uma aeronave preparada para receber aprimoramentos técnicos ao longo de sua vida útil. Também estima-se que será muito mais barato: o custo do programa até 2027 é calculado em US$ 27 bilhões. Apenas como referência, cada B-2 custou cerca de US$ 2 bilhões aos cofres públicos dos EUA.

Atualmente existem seis bombardeiros em fases diferentes de produção.

Total
11
Shares
Previous Post

Novo caça chinês J-35 é flagrado com esquema de pintura completo

Next Post

Turboélice avançado da Embraer terá motores da Pratt & Whitney ou Rolls-Royce

Related Posts
Total
11
Share