Bombardier lança versão de “baixo custo” do Learjet 75

Novo modelo Learjet 75 Liberty tem modificações que o tornam mais barato; jatinho é avaliado em US$ 9,9 milhões

(Bombardier)
(Bombardier)

A Bombardier anunciou hoje o lançamento do Learjet 75 Liberty, uma nova versão do jato leve modificada para colocar seu preço de tabela abaixo da marca de US$ 10 milhões. Avaliado em US$ 9,9 milhões, a aeronave da fabricante canadense agora tem um valor mais próximo do preço de seus principais concorrentes, o Cessna Citation CJ3+ e o Embraer Phenom 300.

O preço do modelo Liberty também fica abaixo dos demais modelos da série: o Learjet 70 é avaliado em US$ 11 milhões e o Learjet 75 custa US$ 13 milhões. Segundo a Bombardier, o jato entrará em serviço a partir de 2020. A fabricante, porém, ainda não confirma se já tem clientes para seu novo produto.

Para tornar o avião mais barato, a Bombardier removeu dois assentos do interior que geralmente recebe oito passageiros e incluiu a opção de instalar um par de “suítes executivas” na cabine, que ainda mantém outras quatro poltronas convencionais. Outros itens excluídos e agora oferecido como opcionais é a unidade de energia auxiliar (APU) e a pia do toalete.

Além disso, as mudanças aumentam a capacidade máxima de combustível da aeronave (em relação ao Learjet 75), agora apta para receber até 7.480 kg de querosone (um acréscimo de 220 kg), o que aumentou o alcance do jato em 74 km, chegando a 3.850 km. A carga útil do avião também foi ampliada, de 957 kg para 1.320 kg.

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“O Learjet 75 Liberty representa um avanço para os clientes no segmento de jatos leves, com espaço sem precedentes e o passeio suave e famoso da Bombardier”, disse David Coleal, presidente da Bombardier Aviation. “O mais novo membro da família Learjet oferece uma experiência de voo que eclipsa a competição (na categoria de jatos executivos leves).”

O Learjet 75 Liberty pode ser equipado com duas “suítes executivas” (Bombardier)

O novo modelo Liberty pode ajudar a Bombardier a elevar suas vendas no segmento de jatos leves. O alto preço do modelo em relação aos concorrentes é o principal motivo que levou a diminuição das entregas do Learjet 70/75 nos últimos anos. O Phenom 300, por exemplo, é mais barato que o avião canadense: custa cerca de US$ 9,4 milhões.

Bombardier em nova fase

O lançamento do Learjet 75 Liberty é a primeira investida da Bombardier em sua nova fase, agora focada apenas na aviação executiva. A fabricante canadense anunciou recentemente a venda dos programas de aeronaves comerciais turbo-hélice QSeries e a linha de jatos regionais CRJ. Antes disso, a empresa já havia negociado com a Airbus a linha CSeries, hoje renomeada como A220.

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