Boris Johnson e Liz Truss vão a encontro com a Rainha a bordo dos dois novos jatos executivos da RAF

Modelos Falcon 900LX que foram recebidos neste ano para substituir os antigos quadrimotores BAe 146-100 foram usados pelo atual e a futura primeira ministra do Reino Unido
Um dos dois Falcon 900LX recebidos pela RAF neste ano (RAF)

O ex-primeiro ministro do Reino Unido, Boris Johnson, partiu às 8h30 desta terça-feira (6) rumo ao Castelo de Balmoral, na Escócia, para uma audiência com a Rainha Elizabeth II. Cerca de uma hora depois, a nova primeira ministra do país, Liz Truss, eleita nesta segunda, decolou da mesma Base Aérea de Northolt, em Londres, para cumprir um trajeto parecido.

Em comum, os dois membros do Partido Conservador que estão trocando o cargo, utilizaram o mesmo tipo de aeronave, o francês Dassault Falcon 900LX, um trijato executivo de longo alcance que foi recebido pela Royal Air Force (RAF) neste ano.

As duas aeronaves, que ainda ostentam uma pintura branca sem qualquer insígnia, foram adquiridas em fevereiro por cerca de US$ 100 milhões com a missão de substituir os dois antigos quadrimotores britânicos BAe 146-100 que eram utilizados desde a década de 1980 como transporte VIP não apenas da família real como de alto membros do governo do país europeu.

O primeiro dos Falcon 900LX renomeado como Envoy IV CC Mk1, o G-ZAHS foi entregue no final de abril enquanto o segundo, G-ZABH, foi recebido pela RAF no começo de agosto.

A RAF adquiriu dois jatos Falcon 900LX, rebatizados como Envoy IV CC Mk1 (RAF)

Serviço militar completo a partir de 2024

Logo no início da manhã desta terça-feira, os jatos brancos foram mostrados pela mídia enquanto Boris Johnson e sua esposa embarcavam rumo à Escócia e, logo em seguida, a nova primeira ministra.

Segundo a RAF, os Envoy IV são operados em parceria com a empresa Centreline, de Bristol, e devem receber equipamentos de comunicação militar e sistemas de proteção aérea até 2024.

“As aeronaves Envoy transportam pessoal militar e diplomático ao redor do mundo com mais rapidez e eficiência do que antes. Eles podem voar mais longe, mais rápido e de forma mais sustentável do que as aeronaves que substituíram”, justificou a RAF.

“A aeronave original Envoy em serviço na RAF foi o Airspeed Envoy, que voou pela primeira vez em 1934. Era um avião bimotor de transporte leve, usado pela RAF antes e durante a Segunda Guerra Mundial na função de comunicação, um dos quais serviu com o ‘Kings Flight’, o precursor do atual Esquadrão Nº 32 “, explicou a força aérea.

O quadrimotor BAe 146 foi aposentado em março (RAF)

Total
0
Shares
Previous Post
Caça Sukhoi Su-35

Irã quer caças Sukhoi Su-35 ao lado de seus F-14 Tomcat

Next Post

Cabeceiras das pistas do Aeroporto de Guarulhos serão renumeradas na quinta-feira

Related Posts
Total
0
Share