Brasília terá o primeiro aeroporto do Brasil com operações simultâneas

Com duas pistas capazes de receber pousos e decolagens ao mesmo tempo, movimento no terminal pode aumentar até 45%

As duas pistas do aeroporto de Brasília estão separadas por uma distância de 1,8 km (Foto - Inframerica)
As duas pistas do aeroporto de Brasília estão separadas por uma distância de 1,8 km (Foto - Inframerica)
As duas pistas do aeroporto de Brasília estão separadas por uma distância de 1,8 km (Foto - Inframerica)
As duas pistas do aeroporto de Brasília estão separadas por uma distância de 1,8 km (Foto – Inframerica)

O Aeroporto Internacional de Brasília será o primeiro do Brasil e da América do Sul capaz de realizar operações paralelas simultâneas independentes, anunciou a Inframerica, consórcio que administra o empreendimento no Distrito Federal. Segundo o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) os novos procedimentos devem começar em novembro deste ano.

O terminal é o único do País com pistas paralelas a uma distância segura para realizar e pousos e decolagens simultâneos, de acordo com as normas internacionais. As duas pistas têm o mesmo tamanho – 3.300 m x 45 m – e estão separadas por um espaço de 1,8 km.

De acordo com a Inframerica, a nova configuração permitirá aumentar a capacidade do aeroporto de Brasília dos atuais 60 movimentos por hora para até 80. Com isso, o terminal poderá receber um fluxo de aeronaves 45% superior ao atual.

Como explica o Decea, a operação simultânea em duas pistas é segura, “mas requer um trabalho meticuloso, como se dois aeroportos estivessem sendo controlados ao mesmo tempo”.

Receba notícias quentes sobre aviação em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do Airway.

“A operação gera diversas oportunidades adicionais para as linhas aéreas, que consequentemente, acarreta opções aos passageiros, além de impulsionar nossos planos para aumentar a eficiência dos nossos aeroportos”, revelou o presidente da Inframerica, Jose Luis Menghini.

Veja mais: Jardim especial reduz pela metade ruído de aeroporto

Pousos e decolagens simultâneos já são comuns há muito tempo em aeroportos nos EUA (Foto - reprodução/Youtube)
Pousos e decolagens simultâneos já são comuns há muito tempo em aeroportos nos EUA (Foto – reprodução/Youtube)

O Aeroporto de Brasília é ponto de partida para 45 destinos nacionais e sete internacionais regulares, operados por 12 companhias aéreas. É o segundo aeroporto em movimentação de passageiros do Brasil, depois de Cumbica, e o terceiro em movimentação internacional. A média diária de voos no Terminal é de 500 movimentos aéreos. Já de passageiros, entre embarques, desembarques e conexão é de 49 mil.