Caça indiano-russo: avançam discussões

Sukhoi PAK-FA (ilustração)

Índia  e Rússia ainda estão tentando acertar detalhes do seu projeto conjunto para desenvolver um caça de quinta geração e uma aeronave de transporte multimissão. “As discussões ainda estão em andamento. Esta é a primeira vez que estamos trabalhando em um programa deste nível e nesta escala, então temos muitas coisas que temos que precisamos acertar”, disse Ashok Baweja, gerente da Hindustan Aeronautics (HAL) indiana.
Um dos tópicos é que a Rússia prefere um caça com disposição de apenas um assento, enquanto a índia sugere um modelo biplace. Há rumores que alguns cientistas indianos e burocratas estão insatisfeitos com o nível de acesso que terão no programa russo, e que a Sukhoi já começou a trabalhar no programa a revelia do acordo. Alexey Fedorov, presidente da associação de fabricantes de aeronaves acrescentou que não espera muitas emendas durante as negociações para o projeto.

“Temos contrato com o governo para ambos os programas (PAK-FA e com a índia), mas os detalhes não devem ser revelados. Entretanto, concordamos com o financiamento, projeto e desenvolvimento será metade para cada lado dos governos – russo e indiano”, disse ele. “Estamos discutindo muitos detalhes para desenvolver o caça de quinta geração, e entendemos que o projeto deve ser aceito de ambos os lados. Estamos próximos de um entendimento no programa MRTA. Para a aeronave de transporte já fixamos a distribuição de tarefas e que o acordo na forma de joint venture será estabelecido formalmente em breve e a partir daí iniciar o desenvolvimento”.

Total
0
Shares
Previous Post

FAB com aviadora de resgate

Next Post

Erieye Grego finalmente operacional

Related Posts