Caça mais avançado da China, J-20 pode ter voado com novo motor

Jato de quinta geração da Chengdu foi supostamente flagrado equipado com o novo motor chinês Xian Aero Engine WS-15
O J-20: projeto da Chengdu foi o primeiro caça de quinta geração desenvolvido fora dos EUA (Xinhua)

O caça Chengdu J-20, uma das aeronaves mais avançadas da China, pode ter realizado um voo equipado com o novo motor Xian Aero Engine WS-15 “Emei”, de acordo com informações divulgadas pela mídia social chinesa Weibo. Embora as evidências até o momento sejam baseadas em imagens de baixa qualidade, a surtida teria ocorrido em 29 de junho.

As imagens mostram um J-20 em primer amarelo decolando, com os pós-combustores em pleno funcionamento, enquanto comentários sugerem que a aeronave está equipada com o WS-15. No entanto, ainda não foram divulgadas imagens mais nítidas que revelem detalhes das pétalas de escape do motor, que são a principal forma de distinguir entre os J-20s movidos pelo WS-10 e os equipados com o motor russo Saturn AL-31FN.

Usuários da rede social chinesa indicaram que o novo motor pode ainda não possuir vetorização de empuxo, um recurso que muitos esperavam ver incorporado ao J-20 e uma das principais características dos caças de quinta geração. No entanto, especula-se que essa funcionalidade possa ser adicionada posteriormente pelos engenheiros de defesa chineses.

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A despeito da falta de informações detalhadas sobre o WS-15, acredita-se que este seja o motor definitivo para o J-20. Estimativas sugerem que ele pode fornecer um empuxo máximo de 18,4 toneladas (180kN), representando um aumento considerável em relação às 15 toneladas do WS-10. O motor da Xian está em desenvolvimento desde 2006.

Imagem de baixa qualidade do J-20 supostamente equipado com o novo motor WS15 (Weibo)

O aumento de potência proporcionado pelo WS-15 é visto como um aprimoramento significativo para a capacidade de manobra do J-20 e pode até permitir que a aeronave alcance velocidades supersônicas sem a necessidade de utilizar os pós-combustores. Além disso, espera-se que o motor ofereça uma capacidade aprimorada de produção elétrica, que será utilizada para alimentar sistemas de sensores avançados e auxiliar no resfriamento da aeronave.

Embora a China tenha mantido sigilo em torno do voo de estreia com o WS-15, fica claro que o desenvolvimento e a produção desse motor são prioridades para o setor aeroespacial chinês. Em março, surgiram imagens nas redes sociais que indicavam que a produção do WS-15 havia começado na Aero Engine Corporation da China.

O J-20 está em operação na força aérea chinesa desde 2017 (Youtube)

O relatório anual sobre as forças armadas da China, divulgado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos em novembro de 2022, já mencionava que os J-20 de produção estavam sendo equipados com o motor WS-10. O relatório também destacava que os esforços estavam em andamento para fornecer ao caça da Chengdu vetorização de empuxo e equipá-lo com o mais potente WS-15.

O avanço no desenvolvimento do motor WS-15 para o caça Chengdu J-20 representa mais um passo significativo na busca da China por uma capacidade aérea cada vez mais avançada e em linha com as principais potências militares do mundo.

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