Caça Saab Gripen E deve ser anunciado como vencedor de disputa no Peru

Governo do país confirmou decisão de substituir os velhos caças Mirage 2000 e MiG-29, mas não citou modelo sueco como vencedor ainda

Caça Gripen usado para testes no Brasil voa equipado com dois tanques de 1.100 litros e quatro mísseis
Caça Gripen usado para testes no Brasil voa equipado com dois tanques de 1.100 litros e quatro mísseis (Saab)

O governo do Peru pode anunciar um acordo para aquisição de 24 caças Saab Gripen E em breve, afirmou o site Peru21.pe.

A reportagem afirmou que a Força Aérea Peruana teria escolhido a aeronave sueca em uma concorrência que também incluiu o Lockheed Martin F-16 Bloco 70 e o Dassault Rafale.

No entanto, ao contrário do que foi publicado em vários sites, não há qualquer anúncio oficial ainda.

Isso pode ocorrer durante a visita do Ministro da Defesa da Suécia, Pål Jonson, ao país sul-americano em 10 de julho, onde se reunirá com seu homólogo, Walter Astudillo. Os dois poderão anunciar um pré-acordo avaliado em US$ 3,5 bilhões.

Receba notícias quentes sobre aviação em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do Airway.

Mig-29 do Peru (MDP)

Na segunda-feira, 30, a presidente do Peru, Dina Boluarte, discursou na base aérea Víctor Maldonado Begazo, em Arequipa, durante comemorações dos 40 anos de operação do Mirage 2000, principal caça do país.

Embora não tenha revelado uma aeronave escolhida, Boluarte afirmou que seu governo tomou a decisão histórica de renovar a frota de caças.

“A modernização da nossa frota aérea é fundamental para garantir a segurança nacional, o desenvolvimento e a capacidade de resposta a emergências”, afirmou o presidente, salientando que os Mirage-2000 têm sido peças fundamentais nas missões de defesa, pacificação e apoio humanitário no país.

Um jato de ataque russo Su-25 e ao fundo um Mirage 2000P (FAP)

Terceira vitória do Gripen em menos de um ano

Se confirmada, a escolha do Gripen E será a terceira vitória da Saab em poucos meses. A fabricante sueca conquistou um pedido da Tailândia, batendo o F-16, e teve seu caça apontado pelo governo da Colômbia como o substituto dos IAI Kfir – um contrato é esperado para os próximos meses.

Segundo o site, o fato decisivo para a opção pelo Gripen teria sido o pacote de offset, que garante investimentos no Peru para produzir e manter os jatos supersônicos.

O novo acordo também pode beneficiar a Embraer já que a Saab planeja utilizar as instalações em Gavião Peixoto para montar os Gripen vendidos no continente.

A Força Aérea do Peru opera atualmente uma mescla de jatos de combate que inclui onze Mirage 2000P, oito MiG-29, oito Su-25 e 20 A-37.