Mais dois caças Saab Gripen E estão chegando ao Brasil neste fim de semana. Seriam as aeronaves de matrícula FAB 4103 e FAB 4104, que a fabricante sueca apresentou à Força Aérea Brasileira no final do ano passado na Europa.

Do lote de quatro caças F-39E, como são chamados na FAB, os aviões de registro FAB 4101 e FAB 4102 foram enviados em abril para o país e então voaram para Gavião Peixoto, onde a Embraer e a Saab finalizam os últimos ajustes.

Os dois novos jatos de combate brasileiros devem chegar ao porto de Itajaí (SC) neste domingo, 25, trazidos pelo navio Minervagracht enquanto os dois primeiros foram trazidos pela embarcação de nome Marsgracht. Após o desembarque, eles deverão ser rebocados até o Aeroporto de Navegantes onde decolarão rumo ao interior de São Paulo.

A Força Aérea Brasileira encomendou 36 caças Gripen E/F, 28 deles monopostos e os demais bipostos. Neste ano, no entanto, a Aeronáutica ampliou o pedido em mais quatro aeronaves. Além disso, o atual Comandante da Força, Brigadeiro Baptista Junior, negocia um novo lote de 26 caças suecos, que levaria o Brasil a ter 66 aviões do modelo.

Os F-39E/F serão alocados na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, que já foi o lar dos caças Mirage IIIBR (F-103) e Mirage 2000 no passado. Com o novo lote, no entanto, a FAB deve equipar outro esquadrão, possivelmente no Rio de Janeiro.

A fuselagem do Gripen E é 1,1 metro mais comprida que a do Gripen C; diferença de envergadura das asas é de apenas 20 centímetros (FAB)
A fuselagem do Gripen E é 1,1 metro mais comprida que a do Gripen C; diferença de envergadura das asas é de apenas 20 centímetros (FAB)