Cirrus lança nova versão G2 do jatinho pessoal Vision

Redução de peso e novos aviônicos aumentaram a velocidade e alcance da aeronave; preço também subiu e o jato agora custa a partir de US$ 2,3 milhões
Cirrus SF-50 Vision Jet: em outubro no Brasil (Divulgação)
Estranho, mas revolucionário: o SF50 tem bom desempenho e leva até 7 passageiros (Cirrus Aircraft)
A Cirrus já entregou quase 100 unidades do Vision em pouco mais de dois anos (Cirrus Aircraft)

A Cirrus Aircraft recebeu nesta semana a certificação do FAA, autoridade de aviação dos Estados unidos, para um nova versão do Vision Jet, o Generation 2 (G2), e as entregas do modelo já serão iniciadas este mês. Os principais recursos da aeronave suíte de aviônicos atualizada e baterias mais leves, que combinados colaboram para aumentar a velocidade e alcance do jatinho monomotor.

Os novos aviônicos do Vision Jet G2, fornecidos pela Garmin, contam com processadores mais rápidos e monitores de maior resolução, além do sistema autothrottle (acelerador automático) mais avançado, que simplifica os controles da aeronave e incorpora mais funções, como ajuste automático de velocidade em diferentes fases de voo. Outra novidade é o sistema de rádio que agora também pode ser controlado por um smartphone.

Mudanças no motor (modelo FJ33-5A da Williams International) também permitem ao novo Vision alcançar 31.000 pés de altitude (9.448 metros), 3.000 ft a mais que a primeira versão, e elevou a velocidade de cruzeiro para até 575 km/h, contra 555 km/h do modelo original. Já o alcance foi elevado em cerca 185 km, voando em cruzeiro de longo alcance a 444 km/h, podendo agora percorrer até 2.222 km.

O novo modelo G2 também inclui novos assentos executivos no centro da cabine, que podem ser instalados aos remover os três bancos traseiros. Segundo a Cirrus, as poltronas renovadas são mais largas e contam com mesinhas retráteis. Outro item disponível é um monitor de 22 polegadas, agora com comandos sensíveis ao toque (confira os detalhes no vídeo abaixo).

A nova série do jatinho da Cirrus também ficou um pouco mais cara: agora parte de US$ 2,3 milhões (cerca de R$ 8,4 milhões) e na versão “top de linha” Elite sai por US$ 2,7 milhões (R$ 9,9 milhões) – o primeiro modelo é avaliado em US$ 1,9 milhão (R$ 7 milhões). A fabricante ainda informa que alguns dos novos recursos inseridos no modelo G2 podem ser introduzidos na primeira versão do Vision, lançada em 2016.

Para facilitar o acesso a aeronave, a Cirrus também oferece programas de treinamento para ajudar os compradores a pilotar seus próprios aviões. Vale lembrar que o Vision e outros aviões da fabricante americana são equipados com sistema de paraquedas de emergência.

Veja mais: Novo Boeing 777 executivo poderá voar para qualquer destino no mundo

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