Colômbia quer três KC-390 Millennium da Embraer, diz Múcio

Força Aérea do país avalia encomenda do jato cargueiro, afirmou o ministro da Defesa. Conversas tem ido e voltado há cerca de 15 anos

KC-390 de Portugal
KC-390 de Portugal (FAB)

A Colômbia voltou a ter seu nome associado a um pedido de jatos KC-390 Millennium, da Embraer. O portador da notícia é novamente o Ministro da Defesa do Brasil, Jose Múcio.

Ele revelou na quinta-feira, 8, que a Força Aérea do país sul-americano considera a compra de três aeronaves.

Múcio tem sido uma espécie de porta-voz informal das discussões por potenciais clientes do avião multimissão, indo além do que os próprios executivos da Embraer admitem revelar.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Além da Colombia, o ministro da Defesa brasileiro também citou o México, a Turquia, Índia e Polônia como países que estão interessados do KC-390.

O Ministro da Defesa José Múcio (GESP)

Dona de uma frota de 24 aviões A-29 Super Tucano adquiridos em 2005, a Força Aérea Colombiana opera atualmente nove Lockheed Martin C-130B/H Hercules.

Carta de Intenção em 2010

O país há muito tempo avalia substituí-los e chegou a assinar uma Carta de Intenção com a Embraer em 2010 prevendo a compra de 12 aeronaves Millennium.

O plano era que empresas do país se tornassem fornecedoras do jato, assim como ocorreu com a Argentina. Mas nem encomenda tampouco participação no projeto se tornaram realidade.

Após anos pausado, o estudo do KC-390 foi retomado em 2023 quando o mesmo Múcio revelou o interesse na aquisição.

C-130H da Força Aérea Colombiana; frota do país é antigo e logo deve pedir um substituto (FAC)

Há pouco mais de um ano, reportagem da revista Veja afirmava que Brasil e Colômbia estavam em conversas avançadas para fechar um acordo pelo avião.

Se vier a ocorrer, a venda seria a segunda do KC-390 Millennium nas Américas já que até aqui a aeronave só é operada pelo Brasil. A maior parte dos clientes está na Europa, onde o bimotor já tem oito acordos.

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *