Com aviões novos difíceis de ter, LATAM vai reformar seus Airbus A319
Empresa aérea está investindo R$ 40 milhões para atualizar cabine e disponibilizar USB e Wi-Fi em 37 das 39 aeronaves em serviço

O Grupo LATAM teria ‘cansado de esperar’ por aeronaves novas e com isso decidido a renovar a maior parte dos jatos Airbus A319 de sua frota.
A empresa aérea sediada no Chile anunciou um projeto de retrofit de US$ 40 milhões para atualizar a cabine de passageiros de 37 das 39 aeronaves do tipo.
Ao menos dois aviões já haviam passado pela reforma e recebido novos assentos, tomadas USB A e USB C e também Wi-Fi a bordo.
Dos 37 A319, 19 aviões estão baseados no Peru e Equador e 18 operam no Brasil. A capacidade, no entanto, permanecerá a mesma, com 144 assentos em classe econômica.

Cabine atualizada do Airbus A319 (LATAM)
O jato de fuselagem estreita é um dos modelos mais antigos operados pela LATAM e que no Brasil estreou em 1999, ainda na TAM Linhas Aéreas.
Entre as aeronaves que estão na ativa, o mais antigo é o A319 de matrícula CC-COU, que voa desde 2003, enquanto há alguns jatos mais recentes, recebidos em 2012.

Renovação difícil
A LATAM planejava receber mais aeronaves novas da família Neo, mas os problemas na cadeia de produção têm atrasado as entregas da Airbus e frustrado os planos da transportadora.
A frota do grupo é formada por 356 aeronaves, 280 delas da família A320. Há ainda 37 Boeing 787 Dreamliner, dez 777-300ER e 29 cargueiros 767-300F.
O trabalho de retrofit já ocorreu nos A320 e A321 e foi iniciado em seus widebodies no ano passado.