Companhia aérea que ajuda Trump a deportar estrangeiros encolhe serviços nos EUA
Avelo Airlines passa por dificuldades financeiras e é alvo de boicotes por realizar voos de deportação

A companhia aérea Avelo Airlines confirmou nesta segunda-feira, 14, que encerrará os voos na Costa Oeste dos EUA até dezembro.
Segundo a empresa, apenas uma aeronave operará a partir do Aeroporto de Hollywood Burbank, na Califórnia, a partir de 12 de agosto e ficará no local até o fechamento da base em 02 de dezembro.
Executivos da Avelo afirmaram que a decisão foi motivada por várias razões sem especificá-las, porém, afirmaram que continuar com os serviços na região “não proporcionará retornos financeiros adequados”.
Em vez disso, a Avelo continuará operando na Costa Leste do país, onde lançou uma malha de voos anos depois da estreia justamente a partir de Burbank, em abril de 2021.

Voos de deportação
A situação financeira da Avelo já era preocupante quando ela assinou am abril um acordo com o Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE), para realizar voos de deportação dentro da política implantada pelo governo Trump em 2025.
Sua frota de 22 antigos jatos Boeing 737 estava parcialmente ociosa e por isso o contrato foi visto como uma forma de mantê-los voando.
No entanto, os voos de deportação provocaram protestos do público contrário à política do governo em todo o país, incluindo a Califórnia, onde o número de imigrantes é mais alto.
Os manifestantes pedem desde então por um boicote aos voos da Avelo devido ao seu apoio às deportações em massa. A enpresa aérea, no entanto, negou que a decisão tenha a ver com a queda na demanda na Costa Oeste.