Companhia aérea SAS fecha acordo para até 55 jatos E195-E2 da Embraer
Anúncio foi feito pelo CEO da empresa aérea na terça-feira e inclui 45 pedidos firmes

A companhia aérea SAS Scandinavian Airlines, sediada em Copenhagen, vai adquirir 45 jatos E195-E2 além de 10 opções de compra da aeronave junto à Embraer.
O anúncio foi feito pelo CEO da empresa, Anko van der Werff, em coletiva de imprensa nesta terça-feira, 1.
“Este é um momento decisivo para a SAS”, afirmou Anko van der Werff, Presidente & CEO da SAS. “O Embraer E195-E2 é uma aeronave de classe mundial, que combina desempenho excepcional, ótima eficiência de combustível e conforto. É a aeronave certa para apoiar nosso crescimento futuro e para desenvolver nossa malha área tanto na Escandinávia quanto em outras regiões”, disse o executivo-chefe.
Os primeiros jatos serão entregues a partir do final de 2027, com recebimentos adicionais se estendendo até 2031.

Arjan Meijer, CEO da Embraer Aviação Comercial, e Anko van der Werf, chefe executivo da SAS (Embraer)
Empresa aérea tem grupo Air France-KLM como sócio
Nascida em 1946 com a união de empresas aéreas da Suécia, Dinamarca e Noruega, a SAS foi por muitos anos uma das mais sólidas companhias europeias, mas passou por uma grave crise financeira nos últimos anos.
A empresa ficou pouco mais de dois anos sob proteção judicial nos EUA, mas deixou o Capítulo 11 em agosto do ano passado. Para isso recebeu investimento de um consórcio formado pela Castlelake, a Lind Invest, o governo da Dinamarca e o Grupo Air France-KLM, este último agora dono de 20% da SAS.
Já para a Embraer, a encomenda é um alento após a derrota para a Airbus na concorrência por um pedido de mais de 80 aeronaves feito pela LOT Polish Airlines, que optou pelo rival A220.

Um dos jatos E195 da SAS (Anna Zvereva)
A LOT foi a cliente lançadora dos E-Jets em 2004 ao receber um E170 e ate hoje voa com quase todas as versões, dentro de uma frota de mais de 44 aeronaves.
O grupo SAS voa com jatos Embraer desde 2022, quando passou a receber aeronaves E195 usadas.
Atualmente há 13 jatos do tipo na frota, configurados com 122 assentos e operando pela subsidiária SAS Link.
O E195-E2 é o maior avião de passageiros da Embraer, capaz de receber até 146 assentos. O layout mais comum, no entanto, possui entre 132 e 136 assentos.