Conceito de avião hipersônico promete realizar viagens até o outro lado do mundo em uma hora
Avião conceitual Stargazer da startup Venus Aerospace é projetado para voar a mais de 11.000 km/h a 50.000 metros de altitude

Startup com sede no Texas, nos Estados Unidos, a Venus Aerospace revelou nesta semana o conceito Stargazer, um avião comercial hipersônico que é projetado para voar a velocidade máxima de Mach 9 (11.025 km/h).
“Isso não é ficção científica, é fato científico”, disse Andrew Duggleby, cofundador da empresa, que abriu as portas em 2020 e desde então vem se dedicando exclusivamente ao desenvolvimento do conceito, que ela classifica como sendo um “avião espacial”.
De acordo com a Venus, o Stargazer é proposto para decolar e pousar de um aeroporto como qualquer outra aeronave comercial, mas seu modo operacional será totalmente diferente. Depois de alçar voo, o aparelho subirá até a borda do espaço, na faixa dos 170.000 pés (51.816 metros) de altitude, e rasgar os céus a mais de 11.000 km/h.
Voando a tal velocidade, o Stargazer poderá transportar passageiros para o outro lado do mundo em pouco mais de uma hora. Como comparação, um jato comercial subsônico levaria 20 horas para percorrer o mesmo caminho.
O conceito apresentado pela startup do Texas é uma aeronave com 45 metros de comprimento por 30 m de envergadura. Segundo dados da Venus, a Stargazer terá peso de decolagem de 68.000 kg e capacidade para 12 passageiros.
Também chama a atenção o fato do Stargazer possuir janelas na fuselagem, enquanto outros projetos do gênero são modelos com cabines totalmente seladas. “Acreditamos que a tecnologia de janelas existente nos permitirá fazer isso”, disse Duggleby, justificando que a vista a mais de 50.000 metros de altitude será algo “tremendo” para os passageiros que viajarem no avião hipersônico.
A Venus ainda frisou que a aeronave será ecológico, sem pegada de carbono, embora tenha não revelado qual será o tipo de combustível usado no Stargazer. A startup também não está preocupada com o estrondo sônico que o avião pode gerar, pois ele voará numa altitude tão elevada que não poderá ser notado em solo quando estiver em velocidade máxima.
Apesar de todo ceticismo sobre o projeto, que exige tecnologias revolucionárias em diferentes frentes, o governo dos EUA já liberou US$ 1 milhão para financiar o projeto da Venus, que também conseguiu levantar mais de US$ 33 milhões com investidores privados. A empresa ainda não definiu quando o Stargazer deve sair do papel e decolar.