Croatia Airlines recebe terceiro Airbus A220 e avança em sua renovação de frota
Aeronave arrendada pela Azorra marca novo capítulo para a aérea croata, que pretende operar apenas jatos da Airbus até 2027

A Croatia Airlines recebeu nesta semana seu terceiro Airbus A220-300 como parte de um ambicioso plano de renovação de frota que prevê a substituição completa dos aviões atuais por 15 unidades do modelo até 2027.
A nova aeronave foi entregue pela Azorra, empresa de leasing com sede nos Estados Unidos, e partiu em voo de traslado direto da fábrica da Airbus em Mirabel, no Canadá.
O jato, batizado com o nome da cidade croata de Vukovar, é o primeiro de três A220s que serão fornecidos pela Azorra à companhia nacional da Croácia. Os dois primeiros exemplares foram recebidos em 2024, e outros dois aviões estão programados para entrega até 2026.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
“O recebimento de cada nova aeronave nos permite expandir nossa rede de destinos e otimizar o cronograma de voos,” afirmou Jasmin Bajić, CEO da Croatia Airlines. Segundo ele, cinco novas rotas internacionais já foram lançadas nesta temporada, contribuindo diretamente para o turismo e a economia do país.
Uma nova fase com um único tipo de frota
A estratégia da Croatia Airlines é operar exclusivamente com aeronaves A220 até o fim da década, com foco no A220 como seu principal ativo de voos regionais e de médio alcance. A mudança visa aumentar a eficiência operacional e oferecer uma experiência superior ao passageiro.

O A220 é um jato de nova geração desenvolvido originalmente pela Bombardier e incorporado à linha de produtos da Airbus. Com capacidade para entre 100 e 160 passageiros, a aeronave se destaca pelo consumo reduzido de combustível, baixo nível de ruído e cabine espaçosa, com janelas panorâmicas e assentos mais largos na classe econômica.
O jato da Airbus derrotou o E195-E2, da Embraer, que também buscava um contrato para renovar a frota da empresa croata.
Para a Azorra, o contrato com a Croatia Airlines representa uma nova parceria estratégica. “Estamos orgulhosos de apoiar o plano de renovação da Croatia Airlines e comprometidos em fortalecer esse relacionamento à medida que a empresa faz a transição para uma frota moderna e padronizada”, afirmou John Evans, CEO da Azorra.
Até o momento, a empresa já entregou seis A220-300 de sua carteira de pedidos firme com a Airbus para clientes ao redor do mundo.