Depois do Brasil, companhia aérea Avion Express terá subsidiária no México 

Empresa especializada em oferecer serviços terceirizados de aviões e tripulação quer obter autorização para voar em 2027
Airbus A320 da Avion Express
Airbus A320 da Avion Express (Divulgação)

A Avion Express, uma das principais operadoras de ACMI (Aeronaves, Tripulação, Manutenção e Seguros) do mundo, lançou oficialmente o processo para obter o Certificado de Operador Aéreo (COA) no México.

A mudança faz parte da estratégia mais ampla da empresa de expandir sua presença na América Latina e solidificar as operações em mercados de aviação de alto crescimento.

O anúncio, feito em 2 de maio, inclui o lançamento de um processo de recrutamento para selecionar o CEO que liderará a Avion Express México.

Este executivo será responsável por formar a equipe local, supervisionar o processo de certificação junto às autoridades de aviação mexicanas e gerenciar a companhia aérea assim que ela entrar em operação.

Com forte presença na Europa, a Avion Express obteve recentemente o COA no Brasil, onde já possui um Airbus A320 com matrícula local.

Darius Kajokas, CEO da Avion Express (ASG)

A Avion Express está adotando uma estratégia focada em mercados contrassazonais — regiões onde a demanda por viagens difere da alta temporada europeia. O México se encaixa nesse perfil, com um setor de aviação amplo e em crescimento.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística e Geografia do México (INEGI), o país recebeu mais de 45 milhões de turistas internacionais em 2024, o maior número desde 2019. No mercado doméstico, mais de 830.000 voos foram operados naquele ano, com 596 pares de cidades atendidas.

A Associação Latino-Americana e Caribenha de Transporte Aéreo (ALTA) relatou que o número médio de voos por pessoa no México em 2024 foi de 0,85 — bem acima da média regional de 0,62. Entre 2017 e 2024, o tráfego aéreo doméstico no México cresceu a uma taxa anual de 4,4%.

Modelo ACMI e frota global

O modelo de negócios ACMI permite que as companhias aéreas aluguem aeronaves completas, com tripulação, manutenção e seguro, proporcionando flexibilidade durante picos sazonais ou para cobrir lacunas operacionais.

Um A320 que voou em ACMI para a Flybondi (Flybondi)

A Avion Express opera atualmente uma frota de 55 aeronaves da família Airbus A320, atendendo a uma ampla gama de clientes, incluindo Wizz Air, Flybondi, Eurowings, Transavia, Viva e outras.

A empresa já possui experiência no mercado mexicano por meio de parcerias de longa data com a ACMI e acredita que o novo AOC fortalecerá sua posição de longo prazo na região. A previsão é de que o processo de certificação seja concluído em 24 meses.

“Estamos lançando as bases para uma operação sustentável e de longo prazo na região”, disse Darius Kajokas, CEO da Avion Express. “Com uma estrutura local e profissionais experientes, acreditamos que podemos agregar valor real às companhias aéreas mexicanas.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Embraer E195-E2 da Azul

Azul pode entrar em concordata em breve?

Related Posts