DHL vai estrear 12 aeronaves elétricas Alice eCargo em 2024

Modelo da startup Eviation será capaz de transportar até 1.200 kg de carga e deve voar inicialmente na California
Alice eCargo da DHL (Eviation)

A DHL é a mais nova companhia de grande porte a anunciar a aquisição de uma aeronave elétrica. A empresa cargueira fechou um acordo para receber 12 unidades do avião Alice eCargo, que será produzido pela startup Eviation.

Desenvolvido originalmente como um bimotor elétrico regional, o Alice poderá voar a 407 km/h numa distância de até 815 km. A versão de passageiros possui nove assentos e carga paga de 1.134 kg.

Já a variante eCargo, adquirida pela DHL, poderá transportar até 1.200 kg tripulada por apenas um piloto. Entre os diferenciais da aeronave estão motores elétricos com menos peças móveis e custo de manutenção mais baixo, além de um software que monitora as condições de voo de forma constante para buscar uma operação ideal.

A DHL pretende usar o Alice em rotas alimentadoras nos EUA. A estreia em serviço é cogitada para o estado da Califórnia.

O Alice e Cargo terá capacidade para transportar até 1.200 kg de carga (Eviation)

“Acreditamos firmemente em um futuro com logística de emissão zero”, disse John Pearson, CEO da DHL Express. “Por isso, nossos investimentos sempre seguem o objetivo de melhorar nossa pegada de carbono”.

“Desde o primeiro dia, estabelecemos uma meta audaciosa de transformar a indústria da aviação e criar uma nova era com aeronaves elétricas”, disse o CEO da Eviation, Omer Bar-Yohay. “A parceria com empresas como a DHL, que são líderes em transporte de carga sustentável, é uma prova de que a era da eletricidade está chegando”.

A DHL Express é parte do Deutsche Post DHL Group, que almeja atingir emissão zero em suas atividades até 2050. Já a Eviation foi fundada em 2015 em Israel e recebeu várias rodadas de investimentos desde então.

A empresa mudou-se para Seattle, nos EUA, e participou do Paris Air Show de 2019 com um protótipo do Alice. A aeronave sofreu um incêndio no ano passado e em julho a Eviation apresentou uma revisão do projeto, com cauda em T e hélices montadas em pilones.

Concepção artística mostra o eCargo recebendo encomendas da DHL (Eviation)

Total
150
Shares
Previous Post

Bell revela três aeronaves conceituais híbridas de tilt-rotor e propulsão a jato

Next Post
Boeing 737 MAX 8 - Gol Linhas Aéreas

Boeing 737 MAX 8 será principal avião da Gol a partir de 2025

Related Posts
Total
150
Share