Dirigível gigante sofre acidente no Reino Unido

Airlander 10 fez um pouso descontrolado em seu segundo teste de voo; queda não deixou feridos
O Airlander 10 é a maior máquina voadora da atualidade, com quase 100 metros de comprimento (Reprodução/Youtube)
O Airlander 10 é a maior máquina voadora da atualidade, com quase 100 metros de comprimento (Reprodução/Youtube)
O Airlander 10 é a maior máquina voadora da atualidade, com quase 100 metros de comprimento (Reprodução/Youtube)
O Airlander 10 é a maior máquina voadora da atualidade, com 91 metros de comprimento (Reprodução/Youtube)

O protótipo do dirigível Airlander 10, construído pela empresa britânica Hybrid Air Vehicles (HAV), sofreu um acidente na manhã desta quarta-feira (24). A aeronave fez um pouso descontrolado no aeródromo de Cardington, no Reino Unido. O impacto resultou em prejuízos materiais, sobretudo na área do cockpit da aeronave, mas não feriu os tripulantes.

Esse foi apenas o segundo voo do Airlander 10, que decolou pela primeira vez na semana passada. O aparelho é a maior máquina voadora da atualidade, com 91 metros de comprimento – como comparação, o Airbus A380 tem 72 metros de uma ponta a outra.

Guindaste aéreo

O desenvolvimento do Airlander 10 começou em 2010 nos Estados Unidos, a pedido do Exército (US Army) para uma aeronave “inteligente” de longo alcance. O programa, na época assumido pela fabricante Northrop Grumman, foi cancelado pelo Pentágono em 2013 por falta de verbas. Nesse mesmo ano, a HAV adquiriu o projeto e assumiu a construção do aparelho.

O plano do fabricante britânico é oferecer o dirigível para funções como “guindaste” voador, no ramo da construção civil, ou ainda como plataforma para serviços de comunicação e pesquisas científicas, além de também ser sugerido como um meio de busca e salvamento.

Para voar, o Airlander 10 precisa ser inflado com 38.000 m³ de gás hélio e a propulsão fica por conta de quatro motores V8 turbodiesel, cada um capaz de gerar 325 cavalos de potência. Segundo a HAV, em missões tripuladas, o Airlander 10 poderá permanecer voando por cinco dias, ou então por duas semanas de forma ininterrupta, se controlado remotamente.

A aeronave foi projetada para voar a velocidade máxima de 150 km/h e se deslocar por um raio de 6.000 km a partir de sua base. Até 2021, a empresa britânica planeja fabricar 10 unidades do dirigível.

Veja mais: Primeiro voo do Zeppellin ao Brasil completa 85 anos

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  1. Os ingleses peçam ajuda aos ALEMÃES que constroem Graf von Zepellin ou Hindenbourg a mais de cento e vinte anos.

  2. lindo dirigível sorte ,felicidadese um ótimofuturo p/esse projeto Abraços. fé fiquem com Deus todos que estão envolvidos nesse projeto aguardo novas notícias vossas tudo de bom ,até. outra hora

  3. Pedir ajuda a quem construiu o Hindenburg é a mesma coisa de consultar quem construiu o Titanic.

  4. Parece, quase, um replay do Hindenburg…. menos os passageiros, torre de ancoração, incêndio, explosão. Menos mal; eu ficaria com um (ou os dois) pé atrás antes de embarcar nessa gerigonça!

  5. Qual o teto máximo que pode alcançar quando estiver carregado com o máximo de peso? E depois, pelo vídeo, esse estava desequilibrado com o peso mais para a proa. Quais manobras pode fazer para evitar uma tempestade ou furacão quando em meio caminho acima do Pacifico?

  6. A empresa Zeppelin ainda existe até hoje e continua produzindo dirigíveis, além de itens industriais. Aliás, quem visita o Lago de Constança, fronteira entre Alemanha, Suíça e Áustria no verão, pode fazer um passeio de dirigível ao redor do lago. Há vários deles em atividade na região. Ao invés de tentar reinventar a roda, talvez os ingleses devessem ir até lá e aprender como produzir um dirigível seguro…

  7. Enquanto isso, o antonov 225, o maior avião cargueiro do mundo continua ativo há anos. Viva os soviéticos!

  8. Britânicos já tiveram sua parcela de desastres aéreos, sendo que um deles (o R101) foi recentemente descrito na música “Empire Of The Clouds”, do álbum mais recente do Iron Maiden

  9. Pelo video me pareceu mais um erro de aterrisagem. Afinal é só a segunda vez que voa. Novas técnicas de voo deverão ser desenvolvidas e tal. Futuro altamente promossor!

  10. Bom dia.
    Tentando tirar algumas duvidas.
    Quanto ao risco de incêndios a probabilidade é muito remota uma vez que este dirigível não carrega gás volátil.
    Quanto ao peso de transporte ou de suspenção ( guindaste ) é de apenas
    10 ton.
    Agora quanto a enfrentar tufões e furacões, somente se submetera a isso se o comandante não souber observar as informações de bordo, mesmo assim essa tal ¨geringonça¨ pode suportar ventos de até 120km.

  11. Acho sim que é um projeto ambicioso mas também perigoso pela sua engenharia mencionado por alguns leitores acima, como também por algum imbecil lançar um míssil ou utilização de bazuca de fácil pontaria.

  12. O posicionamento do cockpit está num local onde não deveria estar estar, deveriam repensar o posicionamento, talvez mais para a retaguarda da aeronave ou para o centro conforme era na época em que os alemães fabricavam essas aeronaves e a estrutura é muito frágil também, precisa ser reforçada.

  13. Acordem pra vida gente!…o criador do dirigível, foi um brasileiro, e não os alemães!…Santos Dumont, foi quem criou o balão dirigível e ganhou os maiores prêmios oferecidos pelo governo francês, para quem pudesse dirigir um balão. Tudo registrado e catalogado em Paris. O Graff Zeppelin é uma cópia da invenção de Santos Dumont. Deêm uma pesquisada.

  14. Mesmo sendo um “acidente suave”, me deu uma aflição igual a quando raspo o protetor de carter do carro, hehe…

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