Donald Trump decidirá futuro de caça super avançado da Força Aérea dos EUA

Programa NGAD está passando por revisão após custos da aeronave se tornarem inviáveis. Atual secretário da Força Aérea preferiu deixar tarefa para o presidente eleito
Conceito de supercaça dos EUA
Conceito de supercaça dos EUA (Lockheed Martin)

As incertezas a respeito do programa Next-Generation Air Dominance (NGAD), que pode dar origem a um novo caça super avançado da Força Aérea dos EUA (USAF) continuarão por mais algum tempo.

Em comunicado em 5 de dezembro, a USAF anunciou que a decisão sobre o projeto será deixado a administração do presidente eleito Donald Trump.

“O Secretário da Força Aérea adiará a decisão do Next Generation Air Dominance para a próxima administração, enquanto o Departamento da Força Aérea continua sua análise e executa as ações necessárias para garantir que o espaço de decisão permaneça intacto para o programa NGAD”, disse a USAF..

A Força Aérea planejava selecionar a empresa que forneceria a aeronave de superioridade aérea em 2024 – Boeing e Lockheed Martin são cogitadas como concorrentes -, mas mudanças tecnológicas e os custos crescentes fizeram o secretário Frank Kendall pausar o NGAD.

Desde então, o programa passa por uma revisão e que inclui até a possibilidade de ser cancelado.

O Anduril é um jato de combate não tripulado da Anduril
O Anduril é um jato de combate não tripulado, o chamado CCA

O cenário mais provável, no entanto, seria uma mudança de prioridades, com investimentos em aeronave de combate colaborativas (CCAs) – drones que assumiriam as missões mais arriscadas enquanto aeronaves tripuladas fariam o gerenciamento das operações.

Com outro papel, o caça de 6ª geração poderia ser desenvolvido com custos mais baixos, no mesmo nível do F-35, que tem preço em torno de US$ 80 milhões.

A derrota do atual presidente Joe Biden as eleições em novembro, entretanto, tornou os planos sem sentido já que Kendall possivelmente dará lugar a um indicado de Trump em 2025.

 

Previous Post
Um dos jatos Embraer E190

Único voo Venezuela-Brasil ‘bate lata’ em 2024

Next Post
Boeing 787-9 Dreamliner da Royal Air Maroc

Royal Air Maroc volta ao Brasil com o Boeing 787

Related Posts