Drone secreto da China é flagrado

Aeronave pode ser a maior do mundo não tripulada; país ainda mantém sigilo sobre o projeto
Consegue ver o drone? Repare nos lemes, nas saídas de escapes do motor - (Foto - Cjdby.net )
Consegue ver o drone? Repare nos lemes, nas saídas de escapes do motores e os dois bicos, possivelmente onde vão os sensores – (Foto – Cjdby.net )

Uma suposta aeronave não tripulada de grande porte da China pode ter sido flagrada. Uma imagem publicada no site chinês Cjdby.net pode ter revelado a face do drone “Shen Diao” (“Águia Divida”), um projeto secreto que o país vem desenvolvendo desde a década de 1990. A aeronave, sem identificação alguma, foi capturada por uma câmera termográfica.

Nos Estados Unidos esse projeto vem sendo chamado de HALE, sigla em inglês para “Aeronave de Alta altitude e Longo Alcance”, e segundo estudos preliminares trata-se de uma aeronave multimissão: poderá efetuar ações de vigilância, comunicação e espionagem. Para tal, deve empregar modernos sensores de busca e radares de longo alcance.

O Águia Divina vem sendo descrito como a maior aeronave não tripulada já projetada. Segundo informações do site Popsci.com, o drone com fuselagem dupla tem 25 metros de comprimento e 50 metros de envergadura de asas, pesando entre 15 e 20 toneladas. A mesma fonte aponta que o drone gigante está sendo desenvolvido pela SAC (Shenyang Aircraft Corporation).

Especulá-se que a aeronave chinesa é uma continuação de um projeto iniciado pela fabricante russa Sukhoi Aircraft Corporation. Nos anos 1990 a empresa mostrou um conceito de drone com as mesmas características do modelo chinês O projeto levou o nome S-62, mas acabou abandonado por falta de recursos.

Maquete do Sukhoi S-61, drone de grandes proporcões que a empresa russa desistiu de fabricar
Maquete do Sukhoi S-61, drone de grandes proporcões que a empresa russa desistiu de fabricar

Autoridades chinesas não se pronunciaram sobre o assunto.

Projeção do "Águia Divina"
Projeção do “Águia Divina”

Total
0
Shares
Previous Post
Bar no topo de um Jumbo, com muita bebida e comida

A era de ouro da aviação comercial

Next Post
A nova espaçonave da NASA: CST-100 será construída e operada pela Boeing

Boeing será a primeira empresa civil a lançar missão espacial tripulada

Related Posts