Embraer aproveita Cúpula do BRICS para avançar negociações com Vietnã e Malásia

Fabricante brasileira oferece jatos E2 a companhias aéreas vietnamitas e apresenta o C-390 Millennium à Força Aérea da Malásia durante encontros no Rio

Jato C-390 Millennium
Jato C-390 Millennium (Embraer)

A Cúpula do BRICS, realizada esta semana no Rio de Janeiro e que reúne líderes do Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul e outros países convidados, tornou-se uma plataforma estratégica para a Embraer estreitar laços com potenciais clientes-chave na Ásia.

Executivos da fabricante brasileira se reuniram no fim de semana com delegações do Vietnã e da Malásia, com o objetivo de fortalecer relacionamentos e impulsionar oportunidades de investimento nos dois países.

O Primeiro-Ministro vietnamita, Pham Minh Chinh, reuniu-se com José Serrador Neto, vice-presidente global da Embraer, para discutir possíveis pedidos da família de jatos E2. As conversas focaram no fornecimento de aeronaves para a estatal Vietnam Airlines e para a companhia aérea de baixo custo VietJet.

O primeiro ministro Pham Minh Chinh, do Vietnã, teve uma reunião com o vice-presidente global da Embraer, José Serrador Neto (GV)

Minh Chinh já havia visitado a sede da Embraer anteriormente, ocasião em que manifestou interesse não apenas na aquisição de aeronaves, mas também em atrair investimentos da fabricante brasileira para o setor aeroespacial em expansão do Vietnã. Até o momento, porém, nenhum acordo formal foi fechado.

Malásia avalia C-390 Millennium para sua Força Aérea

Em um encontro separado, o CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto, reuniu-se com o Primeiro-Ministro da Malásia, Datuk Seri Anwar Ibrahim. Segundo a imprensa malaia, as discussões giraram em torno da intenção da Embraer de investir no país e transformá-lo em um polo aeroespacial regional dentro da ASEAN, a Associação das Nações do Sudeste Asiático.

O CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto teve um encontro com Datuk Seri Anwar Ibrahim, primeiro ministro da Malásia (GM)

Um dos pontos centrais foi a potencial venda da aeronave de transporte militar multimissão C-390 Millennium para a Força Aérea Real da Malásia. A Embraer também vê oportunidades de oferecer o avião para outras nações do Sudeste Asiático. Atualmente, a Coreia do Sul é o único país asiático a encomendar o C-390 Millennium, mas a Embraer busca ampliar sua presença na região.

O governo malaio confirmou que as conversas também abordaram a possível venda de aeronaves comerciais. A Embraer disputa com a Airbus um pedido de até 150 aviões da companhia aérea de baixo custo AirAsia, uma das maiores da Ásia.