Embraer confirma 42 pedidos firmes pelo C-390 Millennium mas total logo será maior

Fabricante pela primeira vez listou clientes do cargueiro militar em relatório de resultados do 4º trimestre de 2024
C-390 de Portugal durante a CRUZEX 2024
C-390 de Portugal durante a CRUZEX 2024 (Lucas Barcat)

A Embraer divulgou nesta quinta-feira, 6, um comunicado em que afirmou ter atingido sua maiur carteira de pedidos de todos os tempos no 4º trimestre de 2024.

Segundo a empresa, o valor total de pedidos atingiu US$ 26,3 bilhões, ou mais de R$ 150 bilhões, uma alta de 40% em relação a 2023.

A maior expansão veio da divisão de jatos executivos, que atingiu US$ 7,4 bilhões em pedidos, 70% mais do que no ano anterior.

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A divisão de Defesa e Segurança veio logo atrás, com alta de 67%, saindo de US$ 2,5 bilhões para US$ 4,2 bilhões.

O resultado reflete as novas encomendas do avião de treinamento e ataque leve A-29 Super Tucano, que conquistou 17 pedidos firmes em 2024, e sobretudo dos acordos pelo C-390 Millennium.

Projeção do A-29 Super Tucano com as cores do Paraguai (Embraer)

O cargueiro militar capaz de carregar até 26 toneladas de carga conquistou mais três novos clientes no ano passado,

A Eslováquia confirmou que irá adquirir três aeronaves enquanto a Suécia também selecionou a aeronave, mas sem revelar quantas unidadesserão.

No final de dezembro, um terceiro país não revelado assinou um contrato para dois jatos.

Quase 50 pedidos em breve

E pela primeira vez a Embraer listou os clientes com pedido firmes do C-390, que juntos somam 42 aeronaves. O comunicado confirma que a Coreia do Sul assinou contrato para três Millennium e também traz o acordo com o país misterioso.

C-390 com pintura da Suécia

Com a futura assinatura de vendas para a Suécia e Eslováquia, o C-390 deve beirar as 50 encomendas em breve.

Sem vendas por três anos, o Super Tucano também amealhou bons pedidos. A lista oficial mostra 17 aeronaves encomendadas, sendo seis para o Paraguai, seis para um país não revelado (possivelmente Filipinas), quatro para uma nação africana e um para o Uruguai.

A Força Aérea Uruguaia, no entanto, já assinou um novo acordo para cinco A-29 adicionais em janeiro. Além disso, Portugal confirmou a encomenda de 12 A-29N, variante da OTAN, mas o contrato ainda não havia sido assinado até o final de 2024.

Portanto, há 34 Super Tucanos encomendados, boa parte deles prevista para ser entregue já neste ano.

Com imagem do parceiro LBSpotter

6 comments
  1. isso para mim não é bom não… é muito avião de carga militar… acho que a terceira guerra mundial tá batendo na porta

  2. Sem se enveredar por viés político, lembro que por pouco milhões de dólares, a Embraer foi quase totalmente passada ao controle da Boeing. Esse resultado deve ser intensamente divulgado pelo governo para que não façam outro golpe como aquele que fizeram com os Correios e tentam fazer com a Petrobrás para darem de presente aos americanos.

  3. O governo de generais de Bolsonaro deixou a Embraer ser vendida? Oi? Que?
    A Embraer já No pertence ao governo desde a década de 90, meu senhor! o senhor está mais de 30 anos atrasado no seu comentário e está reclamando do governo errado

    vai se informar!!

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