Embraer cria equipe para vender aviões comerciais de segunda mão e cargueiros

Com produção de novas aeronaves afetada globalmente, fabricante mira em explorar frota de E-Jets disponível

Embraer cria equipe para explorar mercado de cargas aéreas
Embraer cria equipe para explorar mercado de cargas aéreas (Embraer)

A Embraer decidiu criar uma equipe dedicada para explorar o mercado potencial de leasing de aeronaves usadas e de conversão de cargueiros.

O novo time está sediado em Amsterdam, Holanda, e é liderado pelo vice-presidente senior Oliver Gerg, que responderá ao Chefe de Operações da divisão de Aviação Comercial, Martyn Holmes.

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“A criação da Equipe Global de Leasing e Cargueiros é um passo fundamental em nossa estratégia para aproveitar as oportunidades nos mercados em expansão de carga e leasing. Oliver é o executivo ideal para direcionar esta iniciativa por sua liderança, experiência e profundo conhecimento de nossos negócios. Com a sua orientação, estamos confiantes de que esta equipe entregará um valor excepcional aos nossos clientes e stakeholders,” disse Martyn Holmes, Diretor Comercial da Embraer Aviação Comercial.

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O único E190F convertido até agora (Embraer)

Leasing de aviões usados em alta

A nova organização surge em meio à entrega do primeiro E-Freighter da Embraer, um E190F da Regional Jet, arrendadora sediada na Flórida (EUA).

A despeito de ter sido lançado em 2022, o programa de conversão dos modelos E190 e E195 para cargueiros ainda não ganhou um impulso necessário, com 50 pedidos conhecidos.

Segundo o CEO da divisão de Aviação Comercial, Arjan Meijer, o plano é fechar parcerias com empresas de MRO (Manutenção, Reparo e Revisão) para realizarem as conversões P2F (Passageiro para Cargueiro).

Instalações da OGMA em Portugal

Já o mercado de leasing de aeronaves de segunda mão está aquecido em meio aos atrasos nas entregas de jatos novos.

Esse efeito, inclusive, pode ter prejudicado a disponibilidade de aeronaves E-Jets para serem convertidas para transportar carga.

Com tanta demanda por aviões prontos para voar, a conversão para cargueiro tornou-se uma medida cara e arriscada.

Com centenas de E-Jets de 1ª geração em operação no mundo, a ideia parece sensata.

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