Embraer estabelece acordo com empresa chinesa para converter E-Jets para cargueiros

Grupo Lanzhou pretende converter 20 aeronaves em sua instalações na China e ser a base para o serviço do tipo P2F no país
O grupo Lanzhou vai converter 20 E-Jets em suas instalações na China (Embraer)

A Embraer ainda não conquistou novos pedidos de seus jatos na China mas ao menos abriu boas perspectivas para oferecer os E190F e o E195F, variantes cargueiras convertidas a partir de jatos de passageiros.

A fabricante assinou uma Carta de Intenção (LoA em inglês) com o Lanzhou Aviation Industry Development Group para converter 20 E-Jets para cargueiros.

A diferença, nesse caso, é que os jatos serão convertidos nas instalações da parceira chinesa, que se tornará a base para o serviço no país.

“A oportunidade das conversões de aeronaves de passageiros para cargueiros na China tem um papel importante no processo de tomada de decisão do lançamento do programa. É um mercado com demanda crescente por aeronaves de carga, resultado do expressivo crescimento do e-commerce e com consequências positivas para o setor de logística. Estamos confiantes neste mercado com grande potencial e sempre dispostos a apoiar o progresso do setor, em cooperação com nossos parceiros chineses”, disse Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial.

“A LoA assinada hoje com o Lanzhou Group é um forte indicador da demanda para nossas conversões de E-Jet para carga na China”, afirma Johann Bordais, Presidente e CEO da Embraer Serviços & Suporte.

“Estamos honrados em ser o primeiro cliente dos E-Jets cargueiros da Embraer na China. Acreditamos que a ‘velocidade da China’ na logística da aviação será uma base importante para o crescimento sustentável e eficiente de nossa economia”, disse Chen Zhiqiang, presidente do Lanzhou Aviation Industry Development Group.

Jatos E190F e E195F: programa de conversão foi lançado em 2022 (Embraer)

O programa P2F (Passenger To Freight) foi lançado pela Embraer em março de 2022 mirando numa previsão de que cerca de 700 E-Jets de primeira geração tem potencial para serem convertidos para cargueiros – a conversão inclui apenas os modelos E190 e E195, de maior capacidade.

A versão E190F terá uma capacidade máxima de carga de 13,150kg, enquanto o E195F poderá transportar até 14,300 kg.

Já em voos para e-commerce, em que a densidade é menor, o E190F pode acomodar 10.700 kg e o E195F, 12.300 kg.

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Segundo a Embraer, atualmente há 85 E-Jets voando com a Tianjin Airlines, Hebei Airlines, Beibu Gulf Airlines e and Colorful Guizhou Airlines na China.

O primeiro E190F está sendo convertido pela empresa no Brasil e deve ficar pronto em 2024.

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