Embraer iguala entregas de jatos comerciais no 1º semestre de 2025
Com 26 aeronaves no 2º trimestre, resultado coloca pressão na produção da fabricante para atingir a meta mínima de 77 entregas no ano

A Embraer teve um final de junho agitado em sua fábrica em São José dos Campos (SP), com a decolagem de dez jatos comerciais rumo a seus clientes.
No entanto, as entregas no 2º trimestre apenas igualaram o total do mesmo período de 2024, 19 jatos, entre modelos E1 e E2.
No primeiro semestre, os números continuam idênticos, com 26 entregas, mas a pressão para atingir a meta da empresa é maior em 2025 já que ela estabeleceu um patamar mínimo de 77 entregas.
Os dados gerais foram inflados pelo bom desempenho de entregas de jatos executivos, que chegaram a 28 aviões no 2º trimestre e a 61 unidades no ano, 36% a mais do que em 2024.
Entre os jatos comerciais foram entregues nove E175, outros nove E195-E2 e um único E190-E2.

Frota de E2 chega a 167 aeronaves
Best-seller da fabricante, o E175 teve sete aeronaves entregues à United Express (cinco para a Republic e duas para a Skywest).
Cinco desses aviões decolaram para os EUA entre 25 e 27 de junho, na tradicional entrega múltipla de final de semestre praticada pela Embraer.
Os E2 tiveram uma aeronave entregue à Scoot, de Cingapura (o único E190-E2), as primeiras entregas para a Hunnu Air e Mexicana de Aviación e jatos enviados para a Azul, KLM Cityhopper, Royal Jordanian e Binter Canarias.

A frota da família E2 chegou a 167 aeronaves em cinco anos de entregas. O modelo E195-E2, de maior capacidade, responde por 140 desses aviões e os 27 restantes são do E190-E2.
A Embraer também lançou o E175-E2, menor variante da série e focada no mercado dos EUA, porém, a cláusula de escopo entre companhias aéreas e tripulantes impede que o jato seja operado.