Alenia Aermacchi M-346

A força aérea dos Emirados Árabes Unidos e a defesa aérea selecionaram o caça de treinamento avançado futuro Alenia Aermacchi M-346 Master. O governo dos EAU anunciou em 25 de fevereiro no International Defence Exhibition & Conference (IDEX) em Abu Dhabi que as negociações começaram para a aquisição de 48 M-346 por um valor não revelado. Entretanto fontes especulam que a aquisição envolve um valor aproximado de 1.27 bilhão de dólares.
Um número não divulgado destas aeronaves devem ser produzidas na configuração de ataque leve pelo fabricante italiano que deve fornecer também todo sistema de treinamento e suporte em solo incluindo simuladores de voo assim como peças de reposição com entregas planejadas para 2012. O anúncio também revelou a criação de uma joint venture entre os EAU e a Alenia Aermacchi com a Mubadala Development para estabelecer uma linha de montagem final dos M-346.

O acordo também prevê “uma fábrica de aeroestruturas de materiais compostos para o setor civil em Abu Dhabi”, disse o chefe executivo da Finmeccanica, Pier Francesco Guarguaglini. A empresa disse também o pacto também resultará de uma estreita colaboração entre o governo italiano e a indústria de defesa. O Alenia Aermacchi M-346 foi selecionado na competição que também participava o Korea Aerospace Industries/Lockheed Martin T-50.