Encomenda de jatos E195-E2 pela SAS marca virada crucial para Embraer – entenda por que

Acordo para até 55 aeronaves fechado pela companhia aérea escandinava ocorre após uma amarga ‘traição’ de sua tradicional cliente, a LOT Polish Airlines

Primeiros E195-E2 da SAS serão entregues no final de 2027
Primeiros E195-E2 da SAS serão entregues no final de 2027 (Embraer)

O surpreendente acordo de venda de até 55 aviões E195-E2 para a SAS Scandinavian Airlines anunciado nesta terça-feira, 1, tem uma importância muito maior do que pode parecer para a Embraer.

A fabricante brasileira, a despeito de surfar uma onda positiva em suas ações, ainda não havia conseguido convencer uma grande companhia aérea a fechar uma encomenda numerosa da família E2.

Há operadores importantes do jato comercial, como a KLM Cityhopper, a Porter Airlines e a Azul Linhas Aéreas, mas nenhuma delas reúne as características encontradas na companhia aérea escandinava.

A Porter, por exemplo, embora seja hoje o maior operador dos E2, com 44 E195-E2 (de 75 encomendados), era até então uma pequena companhia aérea regional no Canadá, focada apenas em turboélices.

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Os dois primeiros E195-E2 seguirão para o Canadá até o final do mês (Embraer)

Os E195-E2 abriram vários mercados para ela, muitos deles nos EUA, mas tratava-se mais de uma aposta com certo risco do que um contrato vistoso e que pudesse repercutir em outros potenciais clientes.

KLM e Azul têm grandes frotas da nova aeronave, mas somente arrendadas até aqui, o que não envolve um compromisso tão grande com a Embraer quanto a Porter.

O E195-E2 da Azul pousa no Santos Dumont pela primeira vez (Azul Linhas Aéreas)

Grandes companhias aéreas ainda não enxergam os E2

Da mesma forma, alguns novos clientes dos jatos E2 ou são pequenos ou então não fizeram encomendas tão grandes. Foi o caso da All Nippon Airways (ANA), comprometida com 15 E190-E2 e cinco opções.

Pelo tamanho da transportadora japonesa, os E2 serão apenas uma ínfima parte da frota.

Cenário diferente é o da Mexicana de Aviación, que acabou de receber o primeiro de 20 E2. A empresa estatal é bancada pelo governo do México e buscava com certa apreensão aeronaves novas à pronta entrega.

O E175 é bastante popular nos EUA
Os E-Jets de primeira geração conquistaram grandes clientes no mundo

Fato é que a lista de encomendas da nova geração de E-Jets traz bons nomes, mas nada que se compare à primeira geração.

Modelos como o E190, E195 e sobretudo o E175 conquistaram pedidos vultosos de grandes transportadoras mundiais como American, United e Delta, nos EUA, Air Canada, Alitalia, British Airways, LOT, JetBlue, Air France, KLM e o Grupo Lufthansa, para citar alguns exemplos.

E2 como um dos principais aviões da SAS

É nesse contexto que a encomenda firme de 45 E195-E2 da SAS, uma empresa aérea tradicional e que está em fase de recuperação, apoiada pela Air France-KLM, torna-se um ponto de virada para a família E2.

Primeiro porque a nova frota não será coadjuvante nos planos da empresa aérea, representando cerca de metade dos aviões que ela opera atualmente.

Embraer E195-E2 Tech Eagle
Embraer E195-E2 vai assumir papel principal na SAS (Embraer)

A meta é que os E2 tornem-se a base de voos na Europa, com sua boa capacidade e custo operacional baixo, deixando para os A320 a tarefa de assumir as rotas de maior demanda ponto a ponto.

Com grandes frotas de E2 em serviço, a Embraer terá mais argumentos para convencer potenciais clientes a apostar em suas aeronaves para assumirem tarefas mais ambiciosas.

É tudo que a empresa sempre buscou nos últimos anos.