Enquanto avalia o E2 da Embraer, Air Niugini encomenda dois Boeing 787-8 Dreamliner

Transportadora nacional de bandeira da Papua Nova Guine pretende expandir voos de longa distância e aposentar seus dois 767-300 com quase 28 anos em serviço
A Air Niugini irá receber os dois 787-8 em 2026 (Boeing)

A Air Niugini, transportadora de bandeira nacional da Papua-Nova Guiné, é uma das companhias aéreas com a frota mais antiga de aeronaves em serviço no mundo.

De acordo com o Planespotters, suas 20 aeronaves têm em média mais de 26 anos em operação. A mais antiga delas é um Fokker 100 que voou pela primeira vez em dezembro de 1990 e deveria ter sido entregue para as finadas Braniff e Pan Am –  o jato chegou a voar na TAM como PT-MQU.

A necessidade de renovar sua frota é algo que os executivos da empresa aérea tentam há algum tempo e ao menos um dos problemas parece resolvido. A Air Niugini acaba de fechar um acordo de aquisição com a Boeing para receber dois 787-8 Dreamliners.

Atualmente, a empresa aérea opera dois 767-300 em voos de longa distância, mas as aeronaves já têm idade avançada, com quase 28 anos em serviço.

Fokker 100 da Air Niugini e que voou no passado pela TAM como PT-MRJ (Jenny Scott)

A Air Niugini deverá receber os dois 787 em 2026 e pretende expandir sua malha aérea com eles. “Os jatos permitirão à companhia aérea nacional de Papua Nova Guiné voar novas rotas a partir da nação insular do Pacífico e aumentar a capacidade de turismo receptivo”, disse o comunicado da fabricante de aviões dos EUA.

“A assinatura deste contrato com a Boeing para a compra de dois 787 Dreamliners modernos e de fuselagem larga permitirá à Air Niugini aumentar sua rede na Ásia, Austrália e Nova Zelândia e cumprir sua missão como a principal companhia aérea em Papua Nova Guiné, fornecendo o melhor serviço aéreo. na região”, reforçou Gary Seddon, CEO interino da Air Niugini.

Próximo: encomenda de jatos E2 ou A220

A Air Niugini possui, além dos dois 767, também um único 737-800 (outra aeronave como essa foi perdida em um acidente em 2017), quatro turboélices Dash 8-400 (aviões mais novos da frota) e 13 jatos da Fokker – sete Fokker 100 e seis Fokker 70.

O E195-E2 esteve na Papua-Nova Guiné em fevereiro deste ano

Não por acaso, a empresa aérea avalia substituir essas antigas aeronaves por jatos regionais modernos como o Airbus A220 e os Embraer E2.

A fabricante brasileira, inclusive, já realizou duas apresentações no país, com E190-E2 em 2019 e com o E195-E2 no início deste ano.

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Até o momento, no entanto, a transportadora não revelou quando e qual aeronave pretende encomendar. Desde 2014, a Air Niugini tem um pedido firme de quatro 737 MAX 8, mas que até hoje não foram entregues.

 

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