Esperança da aviação russa, Irkut MC-21 conclui testes estáticos

Testes provaram a resistência da aeronave em situações de pouso brusco e de emergência
Protótipo do MC-21-300 com pintura da Rossyia, cliente de lançamento do jato russo

O Instituto Central Aerohidrodinâmico de Moscou (TsAGI) e a fabricante Irkut Corporation, parte do grupo estatal russo United Aircraft Corporation (UAC), anunciaram nesta quarta-feira (7) a conclusão dos testes estáticos com o novo jato comercial MC-21.

Durante as provas, executados da sede do TsAGi em Zhukovskiy, o avião foi submetido a cargas que excedem as encontradas em operações regulares. Segundo o instituto de pesquisas, os resultados obtidos nos testes “confirmaram plenamente” os parâmetros de projeto da aeronave, que passou por ensaios de pouso brusco e de emergência em vários cenários.

Como explicou o instituto, os testes de pouso de emergência mostraram a “destruição controlada dos elos fracos” do trem de pouso principal, seguida da separação do trem de pouso da caixa da asa para evitar o perigo de vazamento de combustível. Ou seja, numa situação adversa de uma aterragem forçada o componente é projetado para se separar em segurança da aeronave e evitar maiores riscos – é um conceito semelhante aos de carros de Fórmula 1, que se valem da deformação programada para reduzir o choque no corpo do piloto numa batida.

“Ao projetar a aeronave MC-21, uma atenção especial foi dada para garantir a segurança do voo. O trabalho conjunto dos especialistas da Irkut Corporation e dos cientistas da TsAGI possibilitou, durante os testes estáticos, verificar a exatidão dos métodos de cálculo destinados a garantir a resistência da fuselagem. Este trabalho será continuado como parte dos testes de vida”, disse Andrey Boginsky, vice-diretor geral da UAC para aviação civil e diretor geral da Irkut.

O MC-21-310, com motores russos, e o MC-21-300, equipado com turbofans PW (UAC)

“Este ano concluímos um grande ciclo de estudos de resistência da nova aeronave russa MC-21 para garantir sua operação segura. Em todos os casos, a aeronave resistiu a cargas acima do nível de projeto, confirmando o alto nível de confiabilidade estrutural. A eficácia de todas as soluções construtivas adotadas pelo desenvolvedor no projeto da aeronave foi demonstrada experimentalmente”, acrescentou Mikhail Zichenkov, vice-diretor geral do TsAGI.

Os testes de resistência estrutural foram realizados com um dos protótipos do MC-21-300, versão do jato russo equipada com motores Pratt & Whitney, fabricante que aderiu às sanções contra a aviação russa por conta da guerra na Ucrânia. Por conta disso, essa variante do MC-21 dificilmente deve entrar em serviço, ao contrário do modelo MC-21-310, que usa turbofans PD-14 s produzidos localmente.

O MC-21 é a aposta da Rússia para reduzir sua dependência de aviões comerciais produzidos no Ocidente, em especial a dupla Airbus A320 e Boeing 737, os jatos de passageiros mais vendidos do mundo. A aeronave russa é projetada com capacidade entre 163 e 211 ocupantes, com alcance na faixa dos 6.000 km. Espera-se que o aparelho entre em serviço entre 2024 e 2025.

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