O México não é muito conhecido por sua indústria aeronáutica, mas uma startup fundada em 2011 quer mudar essa situação e de um modo divertido, pelo menos é o que promete seu principal produto.
A Oaxaca Aerospace apresentou recentemente uma aeronave em tandem que promete uma sensação próxima à de um avião de caça, no caso possivelmente perto de Embraer A-29 Super Tucano.

Trata-se do Oaxaca Pegasus — derivado PE-210A, a primeira versão do Pegasus — que tem a proposta também de ser um avião 100% mexicano, embora ainda em fase de protótipo.
Batizado de P-400T, o Pegasus tem uma fuselagem com estabilizadores próximos do nariz e dois canopy’s de abertura lateral para acesso de piloto e co-piloto.

Numa configuração que lembra antigos aviões de combate a jato, o Pegasus conta ainda com asas de enflechamento em ângulo elevado, indicando um alto desempenho.
Além disso, com deriva alta e um slot para paraquedas de emergência, o Pegasus tem um motor traseiro Lycoming IO-390, localizado na cauda, com hélice penta-pá com duto de proteção.

Pegasus usa um motor popular
Com 7,3 metros de comprimento e 9,0 metros de envergadura, o Oaxaca Pegasus tem trem de pouso retrátil.
Seu motor a pistão Lycoming IO-390 de quatro cilindros com refrigeração a ar entrega 210 cv, o que permite ao Pegasus um voo de cruzeiro de 300 km/h a 5.400 metros de altitude (17.700 pés).
Com consumo de 41,6 litros de combustível a cada hora, numa taxa de aceleração de 65%, o Pegasus tem um alcance de 1.600 km com suas reservas.

Localizada em Ciudad Juárez, no estado mexicano de Chihuahua, a Oaxaca Aerospace emprega 25 pessoas e possui métodos modernos de construção aeronáutica.
Agora, a empresa quer atrair investidores para colocar o Pegasus em produção, ajudando a fomentar a jovem indústria local, que tem ainda outros projetos em curso com apoio de governos locais e universidades.