EUA voltam a liberar venda de motores para os jatos chineses C909 e C919
Governo Trump teria autorizado GE Aerospace a enviar turbofans para a fabricante COMAC, em meio à tensão comercial entre os dois países

A GE Aerospace voltou a ser autorizada pelo governo dos EUA a enviar motores CF34 e Leap-1C para a fabricante chinesa COMAC após semanas de impasse.
O fim da suspensão teria sido comunicado à companhia na quinta-feira, segundo fonte da Reuters. Os dois motores são usados pelos modelos C909, de 90 assentos, e C919, de 160 assentos.
O Departamento de Comércio dos EUA havia suspendido as licenças de exportação de vários fornecedores da COMAC no final de maio.
A medida teria sido uma retaliação ao governo Xi Jinping por ter imposto restrições à exportação de terra rara e magnets em abril, afetando a indústria automobilística, planemakers e fabricante de semicondutores.

A COMAC depende de várias empresas ocidentais para montar suas duas aeronaves, que ainda não são montadas em escalas elevadas.
O jato regional, que é propulsionado pelo conhecido motor CF34, tem 166 aeronaves em serviço enquanto o C919 teve a 21ª aeronave entregue em junho.
A fabricante estatal pretendia produzir 75 aeronaves comerciais em 2025, 50 delas do C919, que é um concorrente direto do Boeing 737 MAX e do Airbus A320neo.
No entanto, apenas cinco jatos comerciaisdo tipo foram entregues no primeiro semestre.