EVTOL igual ao selecionado pela Gol, VX4 sofre acidente na Inglaterra

Protótipo do eVTOL da Vertical Aerospace caiu enquanto realizava um teste de voo não tripulado
VX4 em voo: eVTOL da Vertical Aerospace é projetado para transportar quatro passageiros (Divulgação)

Um VX4, a aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical (eVTOL) da Vertical Aerospace, caiu durante um voo de teste sobre o aeroporto de Cotswold, na Inglaterra, nesta quarta-feira (9).

De acordo com o website Pilotweb, a aeronave com matrícula G-EVTL caiu de uma altura aproximada de seis metros (20 pés) enquanto realizava um ensaio de voo de não tripulado. Imagens do local compartilhadas pela página mostram o eVTOL com danos estruturais significativos.

A Vertical Aerospace, em resposta ao Flight Global, confirmou o acidente com o VX4. Segundo a companhia, a queda do aparelho aconteceu “durante um teste sem tripulação sobre a capacidade de manobra da aeronave durante um cenário de teste de falha do motor, que é um requisito fundamental para avançar para operações tripuladas”.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

A empresa informou que não houve feridos no local do incidente, mas não forneceu detalhes sobre os danos sofridos pelo eVTOL usado nos testes.

VX4 acidentado no aeródromo de Cotswold, na Inglaterra (Pilotweb/reprodução)

O acidente ocorre dias depois da Vertical Aerospace ter anunciado um importantes marcos na campanha de testes do VX4. No mês passado, por exemplo, a aeronave fez seu primeiro voo livre. A companhia também revelou recentemente que trabalha na certificação e validação para uso comercial do aparelho com cinco reguladores em diferentes países.

eVTOL selecionado pela Gol Linhas Aéreas

Fundada em 2016 na cidade de Bristol, na Inglaterra, a Vertical Aerospace será a fornecedora de eVTOLs da Gol Linhas Aéreas. Em setembro de 2021, a companhia aérea brasileira anunciou planos para adquirir até 250 exemplares do VX4.

A Gol planeja iniciar os voos com eVTOLs em 2026; empresa encomendou 250 aeronaves (Divulgação)

Com quase 1.500 unidades encomendadas, o VX4 é projetado para transportar quatro passageiros em viagens de até 160 km voando a velocidade máxima de 320 km/h. A estreia em serviço do eVTOL britânico é programada para 2026.

Total
0
Shares
4 comments
  1. Esse design de motores que mudam de decolagem vertical para voo horizontal parecem muito perigosos.

  2. Sou mais o dos Jetsons para duas pessoas pois existe a possibilidade de uso de paraquedas. Não adianta, tem que ter paraquedas.

Comments are closed.

Previous Post

Azul Conecta apresenta motor híbrido para aviões regionais na Labace

Next Post
Boeing 737 MAX 8 da Gol

Boeing revela pedidos de seus jatos comerciais detalhados por versões

Related Posts
Total
0
Share