O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), recebeu nesta quarta-feira (22) um exótico cargueiro russo Ilyushin Il-76 da companhia aérea Silk Way, do Azerbaijão. De acordo com a administração do terminal aéreo, a aeronave veio ao Brasil para descarregar um compressor de 31 toneladas para a indústria nacional de óleo e gás.
Proveniente de Leipzig, na Alemanha, o Il-76 com registro 4K-AZ100 ainda fez escalas de reabastecimento na ilha espanhola de Fuerteventura, no Norte de África, e no Aeroporto Gilberto Freyre, no Recife (PE), antes de pousar em Viracopos. Ainda nesta quarta-feira (22), o quadrimotor russo tem programado um voo direto de Campinas para Fuerteventura.
Conforme informou Viracopos, o desembarque da pesada peça, realizado hoje, envolveu 20 pessoas. A carga foi retirada do Il-76 por uma carreta de seis eixos com auxílio do guincho interno da aeronave. No pátio, o equipamento foi colocado em outra carreta por um guindaste e enviada ao destinatário.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Ícone da aviação militar russa, o Il-76 é até hoje um dos principais aviões de carga em serviço na Rússia e em países que formavam a antiga União Soviética, como era o Azerbaijão.
Concebido na década de 1960 e introduzido no trabalho pela força aérea soviética em 1974, o quadrimotor da Ilyushin soma quase mil unidades entregues e continua em produção até hoje, embora em pequenos números. O modelo da Silk Air que passou pelo Brasil, por exemplo, é da era pós-soviética: o avião foi entregue à companhia azerbaijana há 17 anos.