F-15EX pode derrotar caças avançados russos e chineses, diz Pentágono
Versão atualizada do veterano caça entrou em serviço recentemente na Força Aérea dos EUA, que planeja receber quase 100 jatos da Boeing

O caça Boeing F-15EX Eagle II pode derrotar em combate aeronaves avançadas como o Sukhoi Su-57 ou o Chengdu J-20, afirmou a Diretoria de Testes e Avaliação Operacional (DOT&E), ligada ao Departamento de Defesa dos EUA, em relatório anual de 2024 divulgado dias atrás.
A variante atualizada do veterano caça começou a ser entregue para a Força Aérea dos EUA (USAF), que já tem oito jatos em serviço, dois deles configurados para combate.
Com maior capacidade de armamentos e aviônicos mais capaz e modernos, o F-15EX tem sido alvo de críticas pelo conceito já ultrapassado.
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A DOT&E, no entanto, afirmou que “o F-15EX é operacionalmente eficaz em todas as suas funções de superioridade aérea, incluindo contra-ataques defensivos e ofensivos contra aeronaves adversárias substitutas de quinta geração.”

Segundo a avaliação, o F-15EX foi capaz de detectar e acompanhar todas as ameaças em alcances vantajosos e conseguiu utulizar os sistemas off-board e on-board para identificá-los, além de lançar armas para detê-los.
Para chegar a esse resultado, a USAF realizou testes em voo entre agosto de 2023 e janeiro de 2024 na Base Aérea de Eglin, na Flórida, e em Nevada.
Um dos aspectos aprovados foi o sistema EPAWSS (Sistema de sobrevivência de alerta passivo ativo Eagle), fornecido pela BAE Systems.
O sistema de guerra eletrônica, no entanto, não foi completamente avaliado porque a Força Aérea não pode expor sua capacidade em voo por entender que adversários podem monitorar as atividades.
A Força Aérea dos EUA pretende adicionar mais 25 caças da versão no Orçamento Fiscal de 2025, que já incorporam uma nova configuração (Lote 2). O plano é contar com 98 caças, além da conversão de uma centena de F-15 mais antigos.

Histórico de combates invicto
Surgido no final dos anos 60 dentro do programa F-X, o F-15 foi desenvolvido pela McDonnell Douglas para substituir vários caças da Força Aérea dos EUA na missão de superioridade aérea.
O primeiro protótipo voou em 1972 e o F-15 entrou em serviço na USAF a partir de 1974.
Desde então, o caça não sofreu uma única derrota em todos os embates que enfrentou, tendo uma folha de serviço invicta de 104 vitórias.
A variante F-15EX foi lançada como um desenvolvimento do caça de exportação pela Boeing, incorporando atualizações. A Força Aérea dos EUA decidiu então encomendá-lo para substituir antigos F-15C.