FAA certifica o motor GTF Advantage da família Airbus A320neo

Turbofan da Pratt & Whitney oferece até 8% mais de empuxo, ampliando também o alcance. Variante será a padrão e começará a ser produzida em 2025

Motor GTF Advantage em testes num A320
Motor GTF Advantage em testes num A320

A agência de aviação civil dos EUA, a FAA, concedeu o certificado de tipo para o motor GTF Advantage, da Pratt & Whitney, uma versão aprimorada do turbofan dedicada à família A320neo, da Airbus.

O aval abre caminho para que o motor passe a ser o padrão em produção, com entregas esperadas ainda para 2025.

O GTF Advantage conta com aprimoramentos como parte de vida útil limitada totalmente redesenhadas e aprimoramentos tecnológicos no caminho do gás. O turbofan é mais durável e pode entregar de 4 a 8% mais empuxo com o mesmo consumo de combustível.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Receba notícias quentes sobre aviação em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do Airway.

“Na turbina de alta pressão (HPT), os aprimoramentos incluem um design de aerofólio avançado com revestimentos aprimorados. O HPT e o combustor também apresentam tamanho, formato e localização de furo de resfriamento otimizados, com técnicas de perfuração de furo aprimoradas para reduzir a oxidação”, diz a Pratt & Whitney.

Certificação do novo motor GTF Advantage para uso comercial é esperada para 2023 (Airbus)

O motor, que será compatível com uso de 100% de Combustível Sustentável de Aviação (SAF), oferecerá uma carga paga mais elevada e uma autonomia expandida.

A fabricante prevê melhorias em toda família A320neo, mas a variante A321XLR, de ultra longo alcance, deve ser um dos principais beneficiadas. Atualmente, o jato de 244 assentos pode voar até 4.700 nm (8.700 km).

Mais de 2.200 aeronaves voam com o motor GTF

“Os motores GTF já oferecem o menor consumo de combustível e emissões de CO2 para aeronaves de corredor único”, disse Rick Deurloo, presidente de motores comerciais da Pratt & Whitney.

“O motor GTF Advantage estende essa liderança e aprimora a capacidade da aeronave, fornecendo mais propulsão e ainda mais valor aos operadores de aeronaves da família A320neo, especialmente em aeronaves de longo alcance como o A321XLR, tudo com uma configuração mais durável.”

Ainda segundo a PW, o GTF Advantage é totalmente intermixable e  interchangeable with o atual GTF engine model, mas passou por testes mais extensos e duros antes de ser aprovado.

O A321XLR com motor GTF e ao fundo a variante com motores LEAP-1A (Airbus)

Além disso, alguns elementos do turbofan poderá ser incorporados no GTF original, ampliando o tempo de asa.

A certificação é uma notícia positiva para a Pratt & Whitney em meio a um amplo recall por que passa o motor GTF após problemas em seu projeto.

Utilizado em aeronaves como o A320neo, A220 e Embraer E2, o PW1000G, como também é referido, tem obrigado vários clientes a manter seus jatos no solo aguardando por modificações para corrigir os prblemas.

Atualmente há mais de 2.200 aeronaves propulsionadas pelo GTF no mundo que voam com mais de 80 clientes.