FAB 4110, novo caça Gripen do Brasil, já partiu da Suécia
Navio que traz o 9º jato operacional da Saab deixou o porto de Norrköping e deve chegar a Navegantes em 12 de junho

O mais novo caça F-39E Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB) já está a caminho do Brasil. O navio Fagelgracht, de bandeira holandesa, partiu do Porto de Norrköping, na Suécia, na quinta-feira, 22, e deve chegar a Navegantes (SC) em 12 de junho, segundo dados do site Vesselfinder.
E a matrícula do novo Gripen foi confirmada: trata-se da aeronave FAB 4110 e não a FAB 4109, como se pensava. A hipótese é que essa designação tenha sido passada ao caça que está sendo finalizado em Gavião Peixoto e será entregue em novembro.
O Gripen FAB 4110 foi flagrado sendo rebocado nas proximidades do porto após pousar no aeroporto da cidade. O procedimento é similar ao que ocorre em Santa Catarina, mas no sentido contrário, do porto ao aeroporto.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A Força Aérea Brasileira deve terminar 2025 com 10 caças Gripen operacionais, além de um exemplar usado para testes, o FAB 4100, que chegou ao país em 2019.
Portanto, a encomenda de 36 caças chegará a 28% do cronograma de entrega.

Aditivo contratual em vista
O último jato recebido, FAB 4108, chegou ao Brasil em setembro do ano passado, ano em que apenas um Gripen foi entregue pela Saab.
Dos 36 aviões, 15 serão montados nas instalações da Embraer, como parte do acordo de transferência de tecnologia.
A FAB, no entanto, negocia um segundo lote que deve ter mais nove aeronaves. Um pré-acordo foi anunciado em novembro passado, mas até o momento não se sabe se houve a assinatura do aditivo contratual.