FAB quer desativar caças AMX em 2025 e os F-5 até 2029

Jatos de ataque e interceptação serão substituídos por uma frota homogênea de caças F-39 Gripen
O AMX e o F-5 são as principais aeronaves de defesa e ataque do Brasil (FAB)
O AMX e o F-5 são as principais aeronaves de defesa e ataque do Brasil; jatos serão substituídos pelos novos F-39 Gripen (FAB)

Com a chegada e ativação dos primeiros jatos de combate Saab F-39E Gripen no Brasil, a Força Aérea Brasileira (FAB) deu início ao processo de renovação da frota de aviação de caça. Com isso, a instituição militar já tem previsões de quando deve retirar de serviço os caças-bombardeiros A-1M (Embraer AMX) e os Northrop F-5EM/FM Tiger II.

Em resposta ao website Tecnodefesa, a FAB informou que os A-1M deverão seguir em operação até 2025, embora “ajustes poderão ocorrer, tendo em vista as capacidades que este vetor possui”. O caça-bombardeiro produzido pela Embraer em parceria com fabricantes italianos foi introduzido na frota brasileira a partir de 1989. A Aeronáutica recebeu um total de 56 aviões do tipo, dos quais apenas os modelos modernizados seguem ativos (em torno de 11 células).

Operados pela FAB há quase 50 anos, os F-5EM/FM (M de modernizado, pela Embraer) continuarão em serviço ao lado dos novos Gripen até o fim desta década. Questionada pelo portal de temas militares, a força aérea mencionou que “o planejamento é para que estes operem até 2029”.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Entre 1975 e 2008, a FAB adquiriu um total de 75 caças F-5 nas versões E e F. Essas aeronaves foram adquiridas em três lotes diferentes, sendo os dois primeiros vindos dos Estados Unidos. O primeiro lote era composto por jatos novos de fábrica e o segundo, de modelos de segunda mão da força aérea americana. A terceira leva também era de modelos usados, comprados da Jordânia. Por questões estratégicas, a Aeronáutica não informa a quantidade de aeronaves ativas.

SAAB F-39E Gripen - Força Aérea Brasileira
Caça multifunção: o Gripen é capaz de executar as mesmas missões dos A-1 e F-5 (FAB)

Com a desativação dos caças Dassault Mirage 2000, em 2013, os jatos da Northrop assumiram o posto de principal aeronave de defesa do espaço aéreo brasileiro. Em meio a essa mudança de tarefas, os F-5 foram modernizados pela Embraer e receberam equipamentos de voo e armamentos mais avançados. O processo foi efetuado em 43 células, hoje designadas como F-5EM e F-5FM (na versão para dois pilotos).

Até o momento, a FAB recebeu quatro caças F-39E Gripen e outros dois aparelhos devem chegar ao Brasil em maio. Os caças entregues são parte de uma encomenda de 36 aeronaves da Saab, sendo 28 modelos na versão E (para um piloto) e outros oito na variante F (para dois pilotos), que ainda está na fase inicial de desenvolvimento. O acordo com a Saab também envolve a transferência tecnologia para produzir o jato de combate em território nacional. A linha de montagem do Gripen brasileiro, na sede da Embraer em Gavião Peixoto (SP), será inaugurada na próxima quinta-feira (27).

Total
0
Shares
Previous Post

Antonov suspende negociações para fábrica no Brasil após falas de Lula, segundo sites

Next Post

Embraer entregou sete jatos comerciais e oito modelos executivos no 1º trimestre de 2023

Related Posts
Total
0
Share