Fabricante do jato russo MC-21, Irkut é renomeada como Yakovlev

Nome consagrada da indústria aeronáutica russa, Yakovlev assumirá os projetos da Irkut Corporation
Irkut MC-21
Os jatos russos MC-21 e SSJ100; aviões serão produtos da Yakovlev (UAC)

A Irkut Corporation, fabricante russo que desenvolve o jato comercial MC-21, foi renomeada como Yakovlev, informou ontem (26) o grupo estatal United Aircraft Corporation (UAC), que controla as principais empresas aeronáuticas russas – e que faz parte de um conglomerado maior ainda, a Rostec.

Em comunicado, a UAC afirmou que a decisão de trocar o nome da Irkut foi tomada devido ao aumento das competências da empresa no ramo de aviação civil nos últimos anos. Todos os procedimento de renomeação corporativa da fabricante serão concluídos até agosto deste ano, segundo o grupo russo.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

“A indústria aeronáutica russa está em um ponto de virada. Tendo como pano de fundo a saída da Boeing e da Airbus [do mercado russo, devido à guerra na Ucrânia], estamos superando nossa dependência de importações e pretendemos equipar totalmente nossas companhias aéreas com aeronaves nacionais comparáveis ​​em qualidade, confiabilidade e outras características a aeronaves mundialmente famosas”, disse Sergey Chemezov, Diretor Geral da Rostec.

O MC-21 é a alternativa da Rússia aos tradicionais Airbus A320 e Boeing 737 (UAC)

Yakovlev não é um nome novo na indústria russa. A empresa, também conhecida como Yak, foi criada em 1934 por Alexander Sergeyevich Yakovlev, engenheiro aeronáutico soviético que projetou uma série de aeronaves de caça antes e durante a Segunda Guerra Mundial. A fabricante, tal como a Irkut, também é parte do grupo UAC.

Além de assumir a frente do projeto do MC-21, a Yakovlev também será a marca do SSJ-100, o jato regional desenvolvido originalmente pela Sukhoi e que passou para o chapéu da Irkut em 2018.

Nova versão do SSJ100, o SSJ New praticamente não contará com itens importados (SCAC)

De acordo com chefe da Rostec, a Yakovlev formará a base da frota aérea civil da Ferderação Russa num futuro próximo. “Até 2030, as empresas UAC fornecerão cerca de 500 aeronaves civis para companhias aéreas russas”, relatou Chemezov, que prevê a produção de 270 jatos MC-21 e outros 142 SSJ-NEW, versão do SSJ100 reformulada com conteúdo russo, até o fim desta década.

Total
0
Shares
Previous Post
Boeing 737 MAX 7

Estreia comercial do Boeing 737 MAX 7 fica para 2024

Next Post

Caças da FAB interceptaram avião com 500 kg de cocaína proveniente do Paraguai

Related Posts
Total
0
Share