Força Aérea dos EUA estreia o A-29C Super Tucano na Escola de Pilotos de Teste

Aeronave de ataque leve amplia o treinamento de futuros pilotos de teste da USAF com manobras mais arrojadas

A Força Aérea dos EUA colocou seus três Super Tucanos para treinamento avançado
A Força Aérea dos EUA colocou seus três Super Tucanos para treinamento avançado (USAF)

O Super Tucano assumiu uma nova missão a partir desta semana, a de avião de treinamento avançado da Força Aérea dos EUA (USAF).

A Escola de Pilotos de Teste, sediada na Base Aérea de Edwards, iniciou oficialmente as operações com seus três A-29C Super Tucano, incorporando o turboélice leve ao currículo de voo de seus alunos.

As aeronaves A-29C, operadas em parceria com o Air Force Test Center e a Sierra Nevada Corporation (sócia d Embraer), serão utilizadas para treinamentos avançados, incluindo manobras de estol e parafuso, uso de sistemas de missão e coleta de dados para projetos de pesquisa.

A chegada do Super Tucano amplia as capacidades da escola na formação de pilotos de teste para diferentes cenários operacionais.

Receba notícias quentes sobre aviação em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do Airway.

Trata-se de uma mudança de papel bem-vinda já que os turboélices haviam sido adquiridos para uma possível encomenda maior destinada a missões de apoio aéreo aproximado e contra insurgências. No fim, a USAF preferiu adaptar um avião agrícola para essa função.

Os A-29C serão usados para treinamento de pilotos no lugar de caças como o F-16 (USAF)

Após serem avaliados pelo Comando de Operações Especiais da Força Aérea, os A-29 acabaram sendo armazenados na Base Aérea de Davis-Monthan por falta de uso.

Para transferir os aviões para Edwards, três instrutores da escola realizaram os voos sem treinamento formal, contando apenas com o estudo aprofundado dos manuais, conversas com especialistas e voos em aeronaves semelhantes, como o T-6 Texan e o PC-21.

“Voar uma aeronave solo pela primeira vez, sem nunca tê-la pilotado, é uma sensação única”, disse o Major Mateusz Borek, piloto-chefe do A-29C na USAF Test Pilot School. “A escola me preparou para pensar de forma crítica e enfrentar desafios como este após anos de treinamento prático e teórico.”

Um novo recurso versátil para os pilotos de teste

Após seis meses de manutenção e avaliação, o A-29C foi incorporado oficialmente ao currículo. Inicialmente, será utilizado em treinamentos de estol e parafuso, habilidades cruciais para qualquer piloto de teste. O Super Tucano oferece maior autonomia e diversidade de manobras em comparação aos atuais recursos da escola.

Em uma segunda fase, os alunos passarão a treinar com os sistemas de missão do A-29C, que incluem a torre MX-15, comunicação Link 16 e emprego de bombas e foguetes guiados a laser. Com isso, será possível reduzir a dependência de aeronaves como o F-16 para este tipo de instrução, liberando horas de voo e reduzindo custos de manutenção.

Aeronaves foram transferidas após fim de programa (USAF)

O A-29C também poderá ser equipado futuramente com instrumentação especial e o Agile Pod, além de servir como plataforma de treinamento para operadores de sistemas de combate e pilotos de aeronaves remotamente pilotadas.

“Estamos vivendo um momento empolgante na escola,” concluiu Borek. “O A-29C oferece novas ferramentas e experiências práticas que ajudarão a formar a próxima geração de líderes da aviação de testes da Força Aérea.”

A primeira turma da escola a voar o A-29C, a Classe 25A, iniciará o treinamento até setembro.