Força Aérea dos EUA pensa em ter mais B-21 se modernização do B-52J não funcionar

Novo bombardeiro furtivo terá ao menos 100 aeronaves produzidas, mas total pode chegar a 145, dizem oficiais da USAF

O B-21 em voo: trem de pouso aparece recolhido pela primeira vez
O B-21 em voo: trem de pouso aparece recolhido pela primeira vez

A Força Aérea dos EUA (USAF) se o programa de atualização do bombardeiro B-52 irá funcionar e já avalia ampliar a frota da aeronave furtiva de 6ª geração B-21 Raider.

Atualmente, a expectativa é que a USAF tenha 100 bombardeiros B-21, produzidos pela Northrop Grumman, mas o total poderá chegar a 145 aeronaves caso os dois programas de modernização do datado B-52 não evolua como previsto.

A Força Aérea está desenvolvendo uma atualização de radar dentro do Programa de Modernização de Radares (RMP) e também o Programa de Substituição de Motores Comerciais (CERP), que pretende converter 76 unidades do B-52H para o padrão B-52J.

General David Allvin (USAF)

Eles consistem na substituição dos velhos turbofans P&W TF-33 pelos Rolls-Royce F130, derivados do motor comercial BR725. Além disso, os “Buffs”, como são apelidados, estão sendo preparados para contar com o radar AESA APG-79, da Raytheon.

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O programa CERP, no entanto, está atrasado e deve ter uma revisão crítica de projeto apenas em agosto. A decisão de produção de baixa cadência está prevista apenas para novembro de 2028 e a entrada em serviço, a partir de abril de 2032.

Já o programa RMP enfrenta um grande aumento de custos que pode exceder o orçamento e paralisar as atividades.

Imagem mostra como ficará o B-52J com os novos motores (USAF)

“Precisaremos de mais”

Em audiência no Senado, o chefe do Estado Maior da Força Aérea, General David Allvin, admitiu que se o programa do B-52J “for pior do que esperamos, precisaremos de mais [B-21],” segundo relato da Air Forces & Space Magazine.

O B-21 Raider, uma asa voadora furtiva, está em desenvolvimento na Base Aérea de Edwards, na Califórnia, enquanto a Northrop Grumman fabrica outras aeronaves na Planta 42, em Palmdale.

A USAF esperar colocar o novo bombardeiro estratégico em serviço na segunda metade da década, com a primeira base aérea sendo Ellsworth, na Dakota do Sul.

O Raider substituirá o B-1-B e o B-2 Spirit, o primeiro bombardeiro furtivo do mundo e que tem apenas duas dezenas de aeronaves ativas.

 

 

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