Força Aérea Italiana recebe primeiros jatos de treinamento M-345 da Leonardo

Força Aérea Italiana solicitou 45 aeronaves M-345, modelo que substituirá 137 MB-339, em serviço desde 1982
Leonardo M-345
(Leonardo)

A Leonardo entregou ontem (22) os dois primeiros jatos de treinamento M-345 à Força Aérea Italiana que, até agora, encomendou 18 unidades de um total de 45 aeronaves solicitadas. O novo modelo, designado T-345A pela Aeronautica Militare, substituirá gradualmente os 137 MB-339, que estão em serviço na Itália desde 1982.

Marco Zoff, Diretor Executivo de Aeronaves da Leonardo disse: ” Com base em nossa experiência com jatos de treinamento, o M-345 permitirá que nossos clientes alcancem uma melhoria significativa na eficácia do treinamento, enquanto reduzem custos operacionais. A primeira entrega à Força Aérea Italiana é um marco importante, resultado de um longo e produtivo trabalho em equipe em parceria com o operador”

O M-345 é uma aeronave de alto desempenho, desenvolvida para dar suporte à transição de pilotos de treinadores básicos para caças de última geração. Além disso, M-345 também foi selecionado como a nova aeronave do time acrobático da Força Aérea Italiana, o “Frecce Tricolori”.

De acordo com a fabricante italiana, o novo M-345 reduz o tempo de treinamento dos pilotos, comparado ao processo realizado em aeronaves mais antigas. “O desempenho do M-345 permite a execução dos tipos de missão mais exigentes encontrados em um programa de treinamento, oferecendo treinamento de alta qualidade a um custo significativamente menor”, acrescenta.

A empresa explica que a arquitetura de cabine do M-345 é a mesma dos caças de primeira linha da força aérea italiana, como os caças Typhoon e o avião de ataque A-11 Ghibli (versão italiana do Embraer AMX). A aeronave também é capaz de desempenhar funções operacionais, graças a um envelope de voo estendido, com capacidade de manobras em alta velocidade mesmo em grandes altitudes, sistemas aviônicos modernos, alta capacidade de carga e desempenho.

O motor do M-345 é um turbofan Williams FJ44-4M-34 otimizado para uso militar e acrobático. A cabine é baseada em controles HOTAS (Hands On Throttle-And-Stick) e possui um painel de vidro com tela de toque MFD (Multi-function Display) de três cores. O heads-up display da aeronave é espelhado em uma quarta tela no banco traseiro.

Leonardo M-345
O M-345 também pode ser empregado como caça leve e avião de ataque (Leonardo)

M-345 na Força Aérea Brasileira?

Em outubro, a agência Folhapress noticiou que executivos da Leonardo participaram de reuniões com grupos de militares brasileiros e representantes da Seprod (Secretaria de Produtos de Defesa) do Ministério da Defesa para oferecer produtos às forças armadas do Brasil.

Um dos militares que participou do encontro como consultor, o general reformado Paulo Chagas disse à agência que o intuito do encontro era “mostrar tudo o que a Leonardo tem para oferecer”.

O militar aposentado do Exército ressaltou que a empresa italiana “tem tudo o que o Exército e a Força Aérea precisam, ou quase tudo”, mas que a pandemia da COVID-19 havia paralisado temporariamente as negociações.

Chagas revelou que pretende abrir uma empresa para representar a Leonardo no Brasil. O general aposentado disse enviou um material sobre os produtos da companhia italiana ao Seprod. “O retorno foi quase que imediato. Eles viram vídeo, quase tudo o que eu mandei. Falaram: ‘Olha, nos interessa, sim, conhecer tudo o que a Leonardo tem, porque tudo o que ela tem faz parte do nosso portfólio, das coisas que nós queremos'”, disse.

Segundo a reportagem, um dos principais objetivos das reuniões é convencer o governo brasileiro a comprar jatos militares da Leonardo, incluindo o M-345, aeronave que está num estágio tecnológico entre os turboélices Embraer Super Tucano e o caças Saab Gripen E/F comprados pela FAB.

Veja mais: Embraer entrega quarta aeronave KC-390 à FAB

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