França anuncia intenção de adquirir o GlobalEye da Saab

Acordo sobre o avião-radar foi assinado com a DGA no Paris Air Show

O GlobalEye da Saab usa o jato executivo Global 6000 da Bombardier como plataforma (divulgação)
O GlobalEye da Saab usa o jato executivo Global 6000 da Bombardier como plataforma (divulgação)

A Saab e a DGA (Direction Générale de l’Armement), agência francesa de compras de defesa, assinaram nesta quarta (18) no Paris Air Show, uma declaração conjunta de intenções para venda da aeronave GlobalEye para a França.

O GlobalEye é uma aeronave AEW&C (Alert Early Warning and Control ou Alerta Aéreo Antecipado e Controle) desenvolvida pela Saab, que está sendo oferecida para a França, num pacote que inclui equipamento de solo, treinamento e suporte técnico.

A declaração visa a aquisição de duas aeronaves GlobalEye por parte da França, com opção de mais duas aeronaves da Saab, baseadas no jato executivo Global 6000/6500 da Bombardier.

O radar do GlobalEye pode detectar aeronaves voando a mais de 600 km (SAAB)
O radar do GlobalEye pode detectar aeronaves voando a mais de 600 km (SAAB)

Segundo a Saab, o GlobalEye é uma aeronave com solução avançada de AEW&C, que oferece uma gama de sensores ativos e passivos, utilizando varredura sintética.

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Ele proporciona assim detecção e identificação de longo alcance de objetos no ar, no mar e em terra, provendo assim informações em tempo real às forças aéreas, exércitos e marinhas.

O GlobalEye da Saab permite percepção situacional das áreas circundantes e a detecção precoce de ameaças de longo alcance.

(SAAB)

Micael Johansson, Presidente e CEO da Saab, afirma: “Acolhemos com satisfação o anúncio de hoje da França sobre a intenção de adquirir o GlobalEye, que aprimorará a consciência situacional e a detecção de ameaças das Forças Armadas Francesas nos domínios aéreo, terrestre e marítimo”.

Johansson completa: “Nossa solução permitirá que a França mantenha o controle soberano total de sua capacidade de alerta antecipado e controle aéreo”.

O GlobalEye é projetado para realizar missões com até 11 horas de duração (SAAB)
O GlobalEye é projetado para realizar missões com até 11 horas de duração (SAAB)

Acordo de longo prazo

Em paralelo à declaração assinada com a DGA, a Saab assinou um acordo com a Sabena Technics, fornecedora francesa de manutenção e modificação de aeronaves.

O objetivo é dar suporte ao trabalho de modificação da aeronave GlobalEye para a França, de modo a atender aos requisitos do novo operador do avião AEW&C.

O E-3 Sentry está em serviço com a OTAN desde 1982 (Divulgação)

A Saab diz que o acordo de longo prazo visa “formar a base para negócios futuros entre as empresas, abrangendo modificações complexas de aeronaves e serviços associados para a GlobalEye”.

Com a aquisição do GlobalEye, a França busca substituir os antigos Boeing E-3 Sentry AWACS (Airborne Warning and Control System ou Sistema de Alerta e Controle Aéreo), buscando assim uma solução europeia para o país e a OTAN.