França encerra era dos aviões-tanque KC-135 após mais de 60 anos de serviço
Cerimônia em Istres marcou aposentadoria dos três últimos aviões da Boeing e o encerramento do esquadrão 4/31 “Sologne”

A Força Aérea e Espacial da França (Armée de l’Air et de l’Espace) realizou na segunda-feira, 30, uma cerimônia para marcar o fim da operação dos lendários aviões-tanque K/C-135.
O evento, realizado na Base Aérea 125 de Istres, celebrou o encerramento de uma missão que durou mais de seis décadas, com a retirada dos três últimos KC-135R ainda ativos na frota francesa.
A programação incluiu uma conferência sobre os 60 anos de história do C-135 nas Forças Aéreas Estratégicas, uma exposição estática da aeronave e uma cerimônia militar acompanhada de um sobrevoo especial com um KC-135 escoltado pela Patrouille de France, grupo acrobático oficial da Força Aérea.

O encerramento simbólico do ciclo foi feito com o discurso do general Stéphane Virem, comandante das Forças Aéreas Estratégicas, diante de um público de cerca de 1.500 pessoas.
Com a aposentadoria dos KC-135, também foi desativado o esquadrão de reabastecimento aéreo 4/31 “Sologne”, último da França equipado com o modelo.
A missão de reabastecimento em voo agora passa integralmente para a frota de A330 MRTT Phénix, jatos multifunção com maior autonomia, capacidade de carga e versatilidade para diferentes operações, incluindo transporte e evacuação médica.

C-135F original já fora de serviço desde 2023
A França recebeu 12 Boeing C-135F para missões de rabastecimento aéreo com lança rígida e adaptação para mangueira a partir de 1964 durante o governo de Charles de Gaulle.
As aeronaves apoiaram a frota de caças-bombardeiros Mirage IV, que eram encarregados de lançar artefatos nucleares para a Armée de l’Air et de l’Espace.
A despeito de seguirem o projeto original do KC-135, os C-135F receberam mudanças para atender a Força Aérea da França, entre eles transportar até 102 passageiros ou 40 macas.

Em 1986, a França realizou uma atualização nas 11 aeronaves restantes (um dos C-135F caiu em 1972), que receberam motores CFM56-2B, mais potentes e econômicos – os jatos passaram a ser designados C-135FR.
Onze anos mais tarde, a Força Aérea adquiriu três KC-135R da USAF, com lança rígida e também pods de mangueira e drogue.
Enquanto os C-135FR iniciais foram aposentados até 2023, os KC-135R seguiram em serviço enquanto a frota de A330 MRTT não estava completa.
Todos os aviões-tanque foram vendidos para a empresa privada Metrea, que oferece serviços de reabastecimento aéreo para vários países.