Futuro caça brasileiro, Gripen cai na Republica Tcheca
Avião da Força Aérea da Hungria se acidentou enquanto participava de exercício na República Tcheca; piloto e co-piloto conseguirem se ejetar e passam bem


Um caça modelo JAS 39D Gripen, a versão biposto do modelo, se acidentou nessa segunda-feira (19) na base aérea de Cáslav, na República Tcheca. O avião pertencia a Força Aérea da Hungria, que participa do exercício Lion Effort 2015, que reúne as forças aéreas europeias que possuem o Gripen, no caso República Tcheca, Hungria e Suécia.
Segundo informações da imprensa tcheca, o avião teve problemas no freio durante o pouso e deslizou para fora da pista, ficando totalmente destruído. Os tripulantes conseguiram se ejetar a tempo e passam bem. O acidente já está sendo investigado.
Este foi o sexto acidente envolvendo um Gripen e pela primeira vez com a versão de dois lugares. Outros incidentes aconteceram em 1989, 1993, 1999, 2005 e 2007.
Futuro caça da Força Aérea Brasileira, o Gripen será produzido no Brasil a partir de 2019 pela Embraer em parceria com o fabricante sueco Saab. Antes disso, em 2017 está programada a entrega dos primeiros aparelhos à FAB, que serão alugados e mais adiante substituídos pela versão nacional. Foram encomendados 36 aeronaves com a configuração NG, que será a mais avançada do modelo.

África do Sul e Tailândia são os outros países que já operam o Gripen. Em 2014, a Suíça realizou um referendo para a aquisição dos caças suecos, proposta que foi rejeitada pela população.