Futuro caça brasileiro, Gripen cai na Republica Tcheca

Avião da Força Aérea da Hungria se acidentou enquanto participava de exercício na República Tcheca; piloto e co-piloto conseguirem se ejetar e passam bem

Saab JAS 39 Gripen da Força Aérea da Hungria
Saab JAS 39 Gripen da Força Aérea da Hungria
Saab JAS 39 Gripen da Força Aérea da Hungria
Saab JAS 39 Gripen da Força Aérea da Hungria

Um caça modelo JAS 39D Gripen, a versão biposto do modelo, se acidentou nessa segunda-feira (19) na base aérea de Cáslav, na República Tcheca. O avião pertencia a Força Aérea da Hungria, que participa do exercício Lion Effort 2015, que reúne as forças aéreas europeias que possuem o Gripen, no caso República Tcheca, Hungria e Suécia.

Segundo informações da imprensa tcheca, o avião teve problemas no freio durante o pouso e deslizou para fora da pista, ficando totalmente destruído. Os tripulantes conseguiram se ejetar a tempo e passam bem. O acidente já está sendo investigado.

Este foi o sexto acidente envolvendo um Gripen e pela primeira vez com a versão de dois lugares. Outros incidentes aconteceram em 1989, 1993, 1999, 2005 e 2007.

Futuro caça da Força Aérea Brasileira, o Gripen será produzido no Brasil a partir de 2019 pela Embraer em parceria com o fabricante sueco Saab. Antes disso, em 2017 está programada a entrega dos primeiros aparelhos à FAB, que serão alugados e mais adiante substituídos pela versão nacional. Foram encomendados 36 aeronaves com a configuração NG, que será a mais avançada do modelo.

Receba notícias quentes sobre aviação em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do Airway.

O avião acidentado ficou irrecuperável
O avião acidentado ficou irrecuperável

África do Sul e Tailândia são os outros países que já operam o Gripen. Em 2014, a Suíça realizou um referendo para a aquisição dos caças suecos, proposta que foi rejeitada pela população.