Aeroporto do Galeão deve fechar 2026 com quase 20 milhões de passageiros, diz concessionária
RIOgaleão, no entanto, está de saída após leilão do governo ter sido vencido pela espanhola Aena
A concessionária RIOgaleão afirmou que o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro deve encerrar 2026 com 19,5 milhões de passageiros, após registrar 5,2 milhões no primeiro trimestre deste ano.
Segundo a administradora, o desempenho entre janeiro e março representa um aumento de 19% em relação ao mesmo período do ano anterior, com crescimento de 20% na movimentação doméstica e 17% na internacional.
A concessionária atribuiu o avanço ao esforço para atrair companhias e negócios, além da coordenação entre aeroportos na cidade, e destacou iniciativas como a instalação do centro de pesquisas da BYD, um novo hotel internacional e a expansão da infraestrutura logística.
A movimentação aérea no Rio de Janeiro, conforme dados da RIOgaleão, cresceu 42% nos dois primeiros meses deste ano em relação a 2023, superando o ritmo nacional tanto no segmento doméstico quanto no internacional.
Aeroporto do Galeão (RIOgaleão)
De acordo com a RIOgaleão, a conectividade doméstica aumentou em mais de 800% desde 2023, e a internacional, mais de 200%. A GOL se tornou o principal operador de expansão, com novos voos anunciados para destinos como Nova York, Orlando, Lisboa e Paris, além de ampliação de rotas nacionais.
O aeroporto também atraiu rotas para cidades como Roma, Dallas, Toronto, Mendoza e Montreal, além da chegada de companhias como ITA Airways, Air Canada, Air Transat e Boliviana de Aviación.
No segmento de cargas, a RIOgaleão informou que o terminal processou 62 mil toneladas em 2025, com valor CIF de cerca de US$ 17 bilhões. O crescimento foi impulsionado, segundo a empresa, pela ampliação do e-commerce internacional e demanda de setores como petróleo, indústria aeronáutica e farmacêutica.
Nos três primeiros meses de 2026, o valor das importações no terminal subiu 22%, totalizando US$ 4,6 bilhões. O aeroporto processou mais de 10 milhões de volumes de e-commerce no período, após ter superado 30 milhões em 2025.
Na análise de mercado, o Galeão saltou da décima para a terceira posição entre os aeroportos com maior movimentação de passageiros no Brasil de 2022 a 2025, atrás apenas de Guarulhos e Congonhas, em São Paulo.
O aeroporto acabou leiloado pelo governo dias atrás em que a espanhola Aena, que coordena vários terminais no país como Congonhas, saiu vencedora.