GOL é primeira companhia a obter autorização para pousos e decolagens mais eficientes
Procedimento por instrumentos A-RNP permite rotas mais curtas e redução no tempo de voo e é usado por enquanto apenas em Guarulhos

A GOL Linhas Aéreas se tornou a primeira companhia aérea do Brasil a obter a certificação para uso do procedimento A-RNP (Advanced Required Navigation Performance em inglês), que permite pousos e decolagens mais precisos e eficientes por meio de navegação por instrumentos.
A autorização foi concedida pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) em 14 de maio de 2025, após desenvolvimento e homologação do procedimento pelo DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), ligado à Força Aérea Brasileira (FAB).
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O A-RNP utiliza tecnologia avançada de navegação por satélite, permitindo que as aeronaves realizem aproximações com maior precisão, mesmo em condições meteorológicas adversas.
O principal benefício é a redução da distância percorrida nos procedimentos de aproximação e saída, o que se traduz em menos tempo de voo, menor consumo de combustível e menores emissões de CO₂.

Procedimento deve chegar a outros aeroportos
Atualmente, o novo procedimento está disponível apenas no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos (GRU), mas a expectativa é de que ele seja gradualmente expandido para outros aeroportos brasileiros nos próximos meses.
“A GOL é a companhia mais pontual do Brasil justamente por iniciativas como essa que, aliadas ao trabalho impecável do nosso time, têm nos colocado como destaque na valorização do tempo dos nossos clientes”, afirmou Danilo Andrade, diretor de Operações da empresa.
O uso do A-RNP também contribui para a otimização da malha aérea em aeroportos movimentados, reduzindo o tempo de ocupação do espaço aéreo e aumentando a previsibilidade das operações.